quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Um pezinho aqui, outro ali!

Os pézinhos de bebê sempre chamam a atenção das mamães e de quem está por perto. Tanto por serem delicados quanto pela fofura dele levando-os à boca. Mais um pouco e os pezinhos rechonchudos e cheios de dobras lembram pãezinhos saídos do forno!

Após a fase mais gostosa, a criança começa a tentar andar e a mamãe precisa começar a observar com atenção o seu pisar, notando se acontece algum mancar, se o cair está além do normal ou se o andar parece diferente. Esses podem ser os primeiros sinais de problemas nos pezinhos deles. E quanto mais cedo percebermos, mais rápido começam os cuidados para evitar complicações como dores na coluna, pisada torta e até problemas de coordenação motora.


Nessa fase inicial de caminhada, é comum os pais observarem que o filho possui o pé chatinho, sem curvatura. Na faixa de 1 a 2 anos, todas as crianças são assim, pois a curvatura do pé só aparece depois de 2 anos e meio de idade. Outro probleminha bem comum é o pé semitorto para dentro, onde a parte do calcanhar é normal, mas a da frente do pé é para dentro. Alguns casos são bem sutis e os pais só percebem quando o filho começa a andar. Todos estes probleminhas podem ser corrigidos com exercícios, sapatos ortopédicos, utilização de palmilha ortopédica, além de muito carinho e observação constante.

Os pézinhos aumentam metade do tamanho mais ou menos a cada dois meses, mas isso depende do desenvolvimento do pequeno. Por isso, há um sério risco de que qualquer sapatinho ou papete comece a ficar apertada com frequência. Sendo assim, os papais e mamães devem ficar atentos a formação de calos, bolhas e até o desenvolvimento de joanetes, quando a criança tem predisposição! A unha também deve ter atenção especial, e precisa ser cortada em ângulo reto nos cantos, para não machucar os dedinhos.


Para a mamãe que adora comprar meinhas, sapatinhos e manter o bebê protegido o ano todo, seguindo estas dicas, os pézinhos dos bebês vão estar sempre lindos e muito saudáveis. Aproveite os primeiros passos e agarre os pezinhos do seu pequeno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário