Na era da informação, postar suas fotos profissionais na internet é cada dia mais complicado. A publicação de fotos em sites como Instagram, Flickr e até no Facebook é sujeita a utilização de outros usuários, sem consentimento do proprietário. Até mesmo quando vamos postar algo para algum amigo, podemos acabar usando foto de autoria de outras pessoas, e isso pode acabar criando uma situação chata. Mas como resolver esse tipo de problema, ou evitar dores de cabeça?
Procurando a fonte
Hoje em dia, todas as postagens que são realizadas nas redes sociais e sites de fotografia possuem um link da postagem original, tanto pra saber quem foi o destinatário, quanto para quem vai utilizar. Existem alguns sites que podem ajudar a saber de onde esse conteúdo é original:
Sites com Imagens gratuitas
Existem centenas de sites com imagens abertas a utilização pública, sem direitos de imagem. Alguns desses sites são chamados de Stock, por conterem grandes quantidades em arquivos com uma qualidade boa para trabalhar. Poucos deles pedem cadastros, porém os que pedem permitem que você compartilhe imagens com os usuários. E, em alguns mais conhecidos, você pode escolher por categorias o tipo de imagem que precisa. Simples, prático e rápido!
TinyEye
Um site simples, eficiente no que promete e praticamente sem nenhuma dificuldade para achar a origem da foto. Você apenas precisa colar a URL da imagem na área de pesquisa e ele encontra a fonte e até o tamanho original e relacionadas. Existe um aplicativo de navegador, que funciona muito bem e serve, também, para quem não quiser entrar no site.
Google Imagens
Sim, no Google você também pode fazer o 'caminho inverso' para descobrir a origem de uma foto! Na seleção de pesquisa, você pode clicar na câmera da barra de pesquisa, colar a URL e, assim como no TinyEye, receber de volta todos os links que possuem a imagem semelhante.
Seu logo na imagem
Uma saída pra quem não quer receber o susto de ver sua foto num blog, ou postagem, ou até em sites de imagens gratuitas, pode optar em colocar créditos na imagem. Alguns profissionais fazem uso da marca d'agua de seu nome ou marca, ou colocações do logo nos cantos, ou até mesmo em letras pequenas nas laterais.
Toda e qualquer proteção, tanto pra quem precisa utilizar uma imagem e não quer problemas, quanto pra quem quer divulgar sua imagem e receber os créditos de volta por aquilo, é de importância crucial num trabalho correto e alinhado com suas fotografias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário