O inverno está chegando e com ele, mais uma campanha de vacinação contra a gripe, que começou no dia 15 e vai até o dia 26 de abril em todo o país. O objetivo da campanha é prevenir os casos mais graves do vírus Influenza.
Neste ano, as mulheres que deram à luz há menos de 45 dias foram incluídas no grupo de risco, com o objetivo de imunizá-las para que evitem a contaminação de seus bebês. Gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos continuam incluídos nos grupos de risco, e deverão se dirigir a um posto de saúde para receber a vacina.
E para acabar de vez com qualquer dúvida que possa existir sobre a campanha, separamos algumas informações importantes.
- Tomar a vacina na gravidez não faz mal
A vacina não faz mal e é muito importante para as grávidas, que fazem parte do grupo de risco.
Ela pode ser tomada em qualquer fase da gravidez. Normalmente é melhor evitar tomar qualquer vacina no primeiro semestre de gestação, mas no caso da vacina de gripe, especialmente importante durante o inverno, não é preciso medo. De acordo com o Ministério da Saúde, as futuras mamães só vão se beneficiar com a vacina.
Importante:
Algo que poucos sabem é que a vacina contra a gripe garante proteção não apenas para a mamãe, mas também para o bebê logo após o nascimento. Isso acontece porque durante a gestação, há transferência de anticorpos maternos para o feto por meio da placenta. E os estudos mostram que os números de casos de bebês de mães vacinadas são muito menores.
- Meu filho já tomou no ano passado, precisa tomar de novo?
Sim! As crianças que nunca tomaram a vacina para Influenza receberão duas doses – a segunda 30 dias após a primeira. As crianças que já foram vacinadas no ano passado precisam de apenas uma dose.
- Contraindicação da vacina
Todos podem tomar a vacina, exceto aquelas que têm alergia a ovo, que é o alimento é usado na fabricação da vacina.
- Preço
Para as pessoas que estão dentro dos grupos de risco, as gestantes, as crianças de 6 meses a 2 anos, as pessoas com doenças crônicas, indígenas, idosos e profissionais de saúde, a vacina é de graça. Para as demais, é possível tomar a vacina na rede privada. Uma dose custa cerca de R$ 90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário