sexta-feira, 19 de abril de 2013

Alimentos que as crianças não devem consumir


Até os seis meses de idade, os bebês devem contar exclusivamente com a amamentação, mas depois disso, outros alimentos são incluídos na sua dieta, e isso requer muita atenção, tanto com os bebês, como com os mais grandinhos.


Os pais devem ficar de olho no que os filhos estão comendo por diversos motivos. Alguns deles são: risco de engasgo, ausência de valor nutricional, ou, até mesmo, incompatibilidade com vacinas. Sendo assim, é preciso manter as crianças afastadas de tudo que pode não ser 100% saudável a elas e evitar esses alimentos. Uma boa dica é não gerar um ar de proibição nos alimentos, pois assim como nós, as crianças tem muito mais vontade de comer aquilo que não pode ou que não faz tão bem.


Lembrando que o hábito de comer bem deve ser sempre estimulado. Os alimentos que as crianças comem até os 4 anos, são determinantes para o seu padrão alimentar adulto, por isso é importante mantê-los afastados daquilo que é pouco relevante para a saúde.


Veja alguns dos alimentos que devem ser evitados, e o motivo da restrição:



Azeitonas com caroço: Elas podem causar engasgos e sufocamento. Evite até os quatro anos de idade.



Balas: São puro açúcar  e não têm valor nutricional, e ainda podem causar cáries e obesidade. Também causam engasgos e sufocamentos. Devem ser evitadas até os 2 anos. Depois disso, são permitidas, mas com moderação.

Clara do ovo: Pode desenvolver alergia no organismo infantil, criando um problema em relação à vacinação, já que muitas vacinas têm em sua composição a clara do ovo (sob o nome “albumina”). 




Macarrão instantâneo: Evitar durante o primeiro ano. Ele tem excesso de sódio em sua composição, e pode produzir alterações no metabolismo infantil. 




Mel: O mel pode estar contaminado com esporos da bactéria Clostridium botulinum, que produz a toxina causadora do botulismo, doença que causa paralisia no tronco, braços, pernas e sistema respiratório. O organismo humano só desenvolve a barreira contra ela na flora intestinal depois de um 1 de idade. 



Peixes com espinhas: Nunca conseguimos ter certeza que o peixe estará livre de todas as espinhas, por isso é melhor evitar até os 4 anos, para não causar engasgos ou sufocamentos.



Pipoca: Também deve ser evitada até os 4 anos, devido a grande chance de engasgos.



Refrigerantes: Sempre devem ser consumidos com moderação. Evite o consumo até os 2 anos. Os refrigerantes não têm valor nutricional, e podem causar obesidade e cáries dentárias.




Salsicha: Tem conservantes demais, e não é saudável para o organismo sensível das crianças. Evite até os 4 anos de idade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário