sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Para os papais!

A chegada de  um bebê na família é sempre sinônimo de grandes mudanças na rotina, tanto da mamãe quanto do pai. O primeiro filho pode deixar muitos papais de primeira viagem perdidos com as tarefas do dia a dia. Os desafios de trocar fralda, dar banho, colocar para dormir ou identificar o choro podem ser enfrentados com facilidade, se encarados com muito carinho e atenção.

A mamãe que quer uma boa ajuda do papai, precisa fazê-lo se sentir a vontade para ser participativo no banho e na alimentação.  E é de fundamental importância para os laços afetivos , perder o medo de carregar o bebê nos primeiros meses, além de sair com a criança sem se estressar. Tudo isso, além de ajudar a mãe, faz a relação dele com o filho ficar mais forte e cria um verdadeiro sentimento de compartilhamento no casal.



O bebê faz que o novo pai conheça necessidades e entenda o que está sendo pedido mesmo sem uma palavra. Sim, entender o chorinho do pequeno é importantíssimo! O papai mais atensioso sabe pelo choro se a criança está com fome, se tem algo incomodando ou qualquer outro tipo de aperto.

O papai sabe que é preciso carinho e cuidado ao pegá-lo no colo, dê apoio, principalmente, a essas regiões para não sacudir o corpinho. Assim como trocar a fralda, passar o creminho para assaduras, água morna, algodão e lenços umedecidos formam o kit de higiene. Papais devem ter a mão suave para limpar a região genital de meninos ou meninas. E lembre-se de lavar as mãos antes e depois de cada troca.

Cabe ao papai estar presente e participar da vida do novo membro da família o máximo de tempo possível. Segure o bebê quando quiser, sorria para o bebê quando tiver vontade. Estabelecer o vínculo é mais simples do que você imagina, e o amor recebido de volta é incrível!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário