quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Miniaturizando tudo!

Uma estação de trem, um parque ou até mesmo um aeroporto podem se tornar miniaturas com a técnica mais popular atualmente entre fotógrafos e amantes dos cliques! Popularizado com a fotografia digital, o Tilt-shift é um efeito que brinca com o tamanho aparente dos objetos em uma fotografia.

 


Isso é feito com o uso de lentes especiais, porém, a técnica ganhou fama mesmo com a aplicação de pós-produção digital, utilizando o Photoshop ou outro programa de edição de imagens. Como a maioria dos trabalhos engobam muitas fotos, as imagens são tratadas e animadas, e em alguns casos podem até mesmo serem complementadas por trilhas sonoras. O resultado é impressionante!

                       

O nome dado a esta técnica vem, na verdade, dos movimentos de lente necessários para se conseguir um tipo de resultado semelhante. Originalmente, as lentes do Tilt-shift eram mais usadas para criar perspectivas que seriam impossíveis de outra forma, como profundidades distintas e perspectivas que enganam os olhos.


O “Tilt” é o movimento de rotação da lente (como em uma panorâmica), sem mover a câmera, possível graças a um mecanismo que pode movimentar apenas as lentes, sem deslocar angulação e posicionamento. Já “shift” é o movimento que a lente faz em paralelo a algum dos eixos, também sem mover a máquina fotográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário