O pequeno está crescendo, e a fase de andar está chegando! Os primeiros passos do bebê são esperados com ansiedade por papais e mamães, e quando chega, ele começa a se sentir mais confiante e independente. Os pais devem ficar atentos, pois a partir dos oito meses, a criança começa a ficar em pé sozinha, se apoiando na parede ou em móveis da casa. Sim, ela já está doidinha pra sair andando por aí.
Como a fase do engatinhar é bem passageira, a mamãe precisa aproveitar essa época da vida da criança para incentivar a exercitar as perninhas e começar a prestar mais atenção no que está ao seu redor. Alguns pequenos demoram mais para conseguir andar, mesmo assim, evite qualquer andador. A demora para desenvolver não é motivo para preocupação, pois os primeiros passos podem ser esperados até o meio do primeiro aninho de vida. Depois dessa idade, caso os movimentos não aconteçam, é aconselhável procurar um pediatra para uma avaliação mais cuidadosa.
Se o pequeno estiver deixando de engatinhar, os pais já podem começar a ajudá-lo com pequenas medidas que aumentam a confiança e a coordenação durante os primeiros passos. O primeiro deles, é o incentivo. Fazer o pequeno ter vontade de levantar é importantíssimo! É nesse momento que ele começa a estimular e exercitar as pernoquinhas e a força para dar o primeiro passo vai ficando cada vez mais próxima. Outra boa alternativa, é utilizar brinquedos de empurrar, para que ele se exercite sem perceber o jeitinho de andar.
O momento é mágico, sem dúvidas. A criança vai, ao pouquinhos, tomando noções de mundo e conhecendo mais e mais seus limites. Uma última dica, para as mamães: deixe o pequeno cair! Cair e levantar, no aprendizado é fundamental. Sem alguns tropeços, eles não vão se sentir instigados a dar mais um passinho, e mais um e mais um...