sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Fotografando em movimento!

Quem nunca tentou fotografar a criançada brincando e se deparou com um borrão sem nitidez na foto? Ou queria fazer uma foto mais elaborada, com rastro, mas saiu tudo parado? Pois é, fazer imagens não é tão fácil e muitas vezes requer alguma noção de como configurar sua câmera para exatamente o que você deseja.

Todo o movimento na hora de fotografar está ligado ao obturador e como você o manipula. Além de ser a parte mais importante porque controla, em milissegundos, a exposição do registro. Uma boa dica para quem quer tirar uma foto bem legal com efeitos diferentes é saber que o obturador mais rápido congela a ação e o obturador mais devagar cria um rastro no objeto da imagem!

      

Para criar uma foto com rastro, também chamada de panning, é necessário deixar o tempo de abertura maior, assim, o resultado é um ponto nítido em contraste com um fundo borrado. Movimentos muito rápidos pedem velocidades altas, entre 1/60 e 1/125 segundos. Em comparação, para pessoas andando, por exemplo, 1/8 é o suficiente. Lembre de manter a câmera em lugar fixo e bem firme, senão o efeito não acontece.

     

Para aqueles efeitos de congelamento, onde o personagem fica estático, utilize altas velocidades. Com elas, é possível parar o tempo, literalmente, na hora da foto! Lembre-se também que é preciso prestar a atenção na iluminação, pois um obturador muito rápido precisa de mais luz para continuar corretamente. Existe também a possibilidade de usar no modo automático, mas apenas em locais com muita luz, pois a sua câmera entende que é necessário usar a maior velocidade possível.

Não deixe de usar a imaginação e aproveite todos os momentos de um dia especial, da forma mais legal e interessante possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário