As mamães sabem: ao entrar na escola ou na creche, o risco de alguma virose ou doença aparecer é bem maior. Com várias crianças juntas na mesma sala, a contaminação acontece com muita facilidade. Além disso, é nessa fase que as defesas do corpo começam a ser desenvolvidas e os sistemas imunológicos de cada uma delas ainda é pouco poderoso contra isso. Mas como se prevenir de probleminhas desse tipo logo nos primeiros meses de aulas?
Em escolas, é comum não deixar janelas e portas abertas, principalmente por causa de barulho. Para arejar a sala, é necessário deixar o ar circular, senão alguns tipos de vírus podem se concentrar. Na maioria dos casos, os problemas são respiratórios, como gripes comuns, resfriados, tosse ou febre. É preciso apenas ficar de olho nos pequenos para que o resfriado não se espalhe para o pulmão e desencadeie doenças mais sérias, ou até mesmo infecções e chiado no peito.
Boas maneiras de proteger o corpo dos mais novos é prevenir com as vacinas em dia, claro, além de observar a higiene do colégio, ou creche, e também se o lugar é ventilado. Deixar as crianças brincarem em locais abertos é ótimo para o contato com a areia, com a grama do quintal, com a água, pois fortalece o sistema imunológico e também facilita os laços com novos amigos! Descansar também faz diferença. Lembre de educá-lo desde pequeno para que não durma tarde e também acorde mais cedo para aproveitar o sol!
Cuidar da criançada é muito importante, principalmente com os mais novinhos, que vão enfrentar este período de aulas como algo novo e muitas vezes causam saudades e tristezas. A fase é de se divertir e aprender bastante, sempre com segurança e muito cuidado com a saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário