sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

É Carnaval!

É Carnaval aqui na Biografia! Entre para o nosso bloco e divirta-se com as fantasias mais lindas! E para não ficar de fora da folia do feriadão, escolha o seu preferido e boa diversão!

Para curtir o carnaval, você pode ser o menino da vila


Ou a princesa das fábulas clássicas



Ou que tal um antigo sonho de criança?

 

Ou que tal vir dos céus?



Ou quem sabe um sonho?



Em qualquer situação, a Biografia FotoStudio deseja um bom carnaval de muita diversão, alegria, com as fantasias mais incríveis e muitas fotografias!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Os Mitos da Fotografia!

No mundo da fotografia, existem muitos mitos que se formam ao longo dos anos, tanto pelos fotógrafos, quanto pelo que fotografam ou utilizam algum tipo de câmera. Desde preferências por marcas até utilização de programas para finalização da foto. Mas você tem noção de qual é a verdade por trás dessas histórias? 

Primeiro mito é o da câmera perfeita. A verdade é que todas são excelentes e tem diferenças muito pequenas na qualidade técnica final da imagem. Diferenças que normalmente não são nem visíveis, e que vão do manuseio e do gosto de cada um. Uma das maneiras de passar pela fase de escolha de uma câmera é optar pela mais usada por conhecidos. Estar por dentro do que todos conhecem facilita pedir ajuda e trocar informações sobre seu equipamento, além de emprestar acessórios!


Outro grande mito das câmeras e das fotografias são os MegaPixels! A pergunta: “Quantos megapixels ela tem?” é tão defasada que hoje alguns celulares possuem câmeras embutidas com muito mais megapixels que algumas câmeras portáteis. Esta confusão acontece porque os megapixels foram a medida escolhida pela indústria das câmeras portáteis como ponto importante de venda. Fica implícito que quanto mais megapixels, melhor a qualidade da foto! A verdade, é que esse número não faz tanta diferença assim porque os tais megapixels representam, somente, o tamanho da foto.

O que realmente faz diferença na qualidade de imagem de uma câmera é o sensor, que capta as imagens vistas pela lente do aparelho. Sensores maiores e melhores criam fotos que reproduzem a realidade com mais nitidez e qualidade.

                               
Saber fotografar nem sempre é o fator diferencial também. Ter uma boa ideia e a aplicar em suas fotos pode ser tudo o que falta para transformar seus registros em verdadeiras memórias vivas! Um curso de fotografia vai facilitar sua vida com o manuseio da câmera e vai ensinar uma aplicação de técnicas em fotografia, que com certeza vão mudar seu jeito de pensar. Se sua paixão é realmente grande, vale muito a pena!

O último mito que é bem corriqueiro, mora na utilização de programas e softwares. O Photoshop é seu amigo, e pode fazer toda a diferença na sua fotografia. Toda a técnica aplicada à imagem pode ser intensificado e transformado em algo mais vivo. A aplicação de softwares ajuda a realçar aquilo que você viu de excepcional, além de permitir correções de cores e luz que seriam impossíveis em algumas situações.

A fotografia é uma arte tão antiga, que muito do que era feito no passado se mantém no imaginário de quem fotografa. Amar os registros segue como a forma mais fiel e incrível de se relembrar momentos!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Cuidados com o comportamento escolar!

Depois do período de retorno às aulas, não tem jeito. A criançada acaba entrando nas classes com muito gás e vontade de conversar e estar junto dos amiguinhos, e acabam atrapalhando em alguns momentos o andamento das matérias. Como conversar e conscientizar o pequeno de que, por mais contente que ele esteja, é necessário atenção e controle durante a aula?

Os bilhetes dos professores na agenda dos filhos não devem ser levados como motivo de preocupação. Este tipo de situação é saudável se você encarar como uma chance para o seu filho amadurecer. Em momentos como o da advertência ou do bilhetinho no caderno, o papel da família é fundamental. Principalmente por ser nestes casos em que o pequeno entende os limites e as responsabilidades dele perante o estudo e os professores.


Medidas eficazes e bem simples podem ser feitas em conjunto dos pais e da escola. Converse com a professora para tentar descobrir a raiz do problema. Em alguns casos, a criança apenas se sente cansada, pela rotina de levantar cedo e isso pode atrapalhar a atenção em sala de aula. Hoje é bem comum estudar de manhã, praticar um esporte ou curso na parte da tarde e, a noite, o pequeno acaba dormindo aquém do horário que deveria. Tudo é questão de compreensão e conversa.

Outro problema que pode afetar a criança é a sensação de não ser capaz, ao se deparar com uma nota baixa. Neste caso, um momento de estudos é importantíssimo! fique atento ao tempo gasto vendo TV ou brincando. O principal motivo de notas baixas é o aluno não estudar em casa com concentração total, especialmente em épocas de provas ou trabalhos mais complexos. Ajude ele nas matérias que são ainda complicadas para se discernir, pois estar junto faz a criança gostar de estudar!


E a principal dica para as mamães que cuidam com muito zelo e atenção de seus filhotes, é dar muito amor e carinho. Apoiem sempre, mas também repreendam quando necessário. A criança de bem hoje é o adulto consciente e bom de amanhã!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Patinação do gelo!

As Olimpíadas de Inverno de 2014 estão acontecendo na cidade de Sóchi (Rússia) entre os dias 7 e 23 de fevereiro de 2014. Chamado oficialmente de XXII Jogos Olímpicos de Inverno, o evento conta com 98 atividades esportivas de 15 modalidades. Participarão do evento 86 países, inclusive o Brasil. E um dos momentos mais esperados deste evento esportivo fantástico, são as apresentações da patinação artística no gelo!

Sempre cheias de graça e elegância, estas apresentações escondem, em seus detalhes pequenos, as verdadeiras expressões de empenho e força dos atletas. Confira algumas das imagens mais engraçadas e incríveis!








       

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Fotografando em movimento!

Quem nunca tentou fotografar a criançada brincando e se deparou com um borrão sem nitidez na foto? Ou queria fazer uma foto mais elaborada, com rastro, mas saiu tudo parado? Pois é, fazer imagens não é tão fácil e muitas vezes requer alguma noção de como configurar sua câmera para exatamente o que você deseja.

Todo o movimento na hora de fotografar está ligado ao obturador e como você o manipula. Além de ser a parte mais importante porque controla, em milissegundos, a exposição do registro. Uma boa dica para quem quer tirar uma foto bem legal com efeitos diferentes é saber que o obturador mais rápido congela a ação e o obturador mais devagar cria um rastro no objeto da imagem!

      

Para criar uma foto com rastro, também chamada de panning, é necessário deixar o tempo de abertura maior, assim, o resultado é um ponto nítido em contraste com um fundo borrado. Movimentos muito rápidos pedem velocidades altas, entre 1/60 e 1/125 segundos. Em comparação, para pessoas andando, por exemplo, 1/8 é o suficiente. Lembre de manter a câmera em lugar fixo e bem firme, senão o efeito não acontece.

     

Para aqueles efeitos de congelamento, onde o personagem fica estático, utilize altas velocidades. Com elas, é possível parar o tempo, literalmente, na hora da foto! Lembre-se também que é preciso prestar a atenção na iluminação, pois um obturador muito rápido precisa de mais luz para continuar corretamente. Existe também a possibilidade de usar no modo automático, mas apenas em locais com muita luz, pois a sua câmera entende que é necessário usar a maior velocidade possível.

Não deixe de usar a imaginação e aproveite todos os momentos de um dia especial, da forma mais legal e interessante possível!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A saúde do seu pequeno na volta à escola!

As mamães sabem: ao entrar na escola ou na creche, o risco de alguma virose ou doença aparecer é bem maior. Com várias crianças juntas na mesma sala, a contaminação acontece com muita facilidade. Além disso, é nessa fase que as defesas do corpo começam a ser desenvolvidas e os sistemas imunológicos de cada uma delas ainda é pouco poderoso contra isso. Mas como se prevenir de probleminhas desse tipo logo nos primeiros meses de aulas?

Em escolas, é comum não deixar janelas e portas abertas, principalmente por causa de barulho. Para arejar a sala, é necessário deixar o ar circular, senão alguns tipos de vírus podem se concentrar. Na maioria dos casos, os problemas são respiratórios, como gripes comuns, resfriados, tosse ou febre. É preciso apenas ficar de olho nos pequenos para que o resfriado não se espalhe para o pulmão e desencadeie doenças mais sérias, ou até mesmo infecções e chiado no peito. 

Boas maneiras de proteger o corpo dos mais novos é prevenir com as vacinas em dia, claro, além de observar a higiene do colégio, ou creche, e também se o lugar é ventilado. Deixar as crianças brincarem em locais abertos é ótimo para o contato com a areia, com a grama do quintal, com a água, pois fortalece o sistema imunológico e também facilita os laços com novos amigos! Descansar também faz diferença. Lembre de educá-lo desde pequeno para que não durma tarde e também acorde mais cedo para aproveitar o sol! 

Cuidar da criançada é muito importante, principalmente com os mais novinhos, que vão enfrentar este período de aulas como algo novo e muitas vezes causam saudades e tristezas. A fase é de se divertir e aprender bastante, sempre com segurança e muito cuidado com a saúde!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Nosso verdadeiro tamanho!

Existem alguns ensaios que nos fazem refletir a real importância e tamanho do ser humano no planeta. O fotógrafo Randy P. Martin vive nos Estados Unidos, mas a maioria de seus trabalhos acontecem ao redor do mundo todo. Um dos mais marcantes é chamado We Are Tiny (Nós Somos Minúsculos), onde as figuras humanas são colocadas em vastos e impressionantes cenários, para comparar sua evidência.

No ensaio, os presentes não passam de pequenos pontos numa paisagem muito maior.



A série serve para que não nos esqueçamos do nosso lugar no universo, do respeito à natureza e o que nos rodeia. 




Um ensaio lindo desses para mostrar a força da natureza contra a pequena presença dos seres humanos em um mundo tão vasto e incrível

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A prova de tudo!

A Nikon lançou neste início de ano no mercado de câmeras compactas a Coolpix AW110. É o primeiro modelo da marca resistente à água, à quedas e variações de temperatura! Com case protetor, monitor com cores vivas e bem nítidas e entradas para cabos embutidas, é, definitivamente, a câmera certa para os aventureiros. Quem não quer se preocupar com a conservação, nem em perder os melhores momentos da viagem, deve ficar de olho nesta câmera.


 Como a maioria das compactas, ela prioriza materiais mais resistentes, com um monitor OLED de 3 polegadas e uma lente com área reduzida, localizada próxima a borda superior da esquerda. A Coolpix ainda possui um revestimento interno emborrachado que protege a área onde está localizada a bateria e seus canais de entrada de cabos.

Câmeras comuns podem contar com um protetor de carcaça, chamado ‘water case’ que permite não só fotos embaixo d’água, como proteção no transporte do equipamento em bolsas e mochilas. Muitas dessas cases não trazem a qualidade de imagem que este produto da Nikon oferece, porém podem ser soluções viáveis para fotografar em dias mais agitados.


Quem busca uma boa foto, feita por lentes mais sensíveis e um corpo robusto que garanta a qualidade, este lançamento da Nikon é tudo o que existe de melhor. Os apaixonados por fotografia, que querem registrar todos os momentos, mesmo em locais sensacionais e que uma câmera comum não chega, precisam conhecer melhor esse super equipamento!