Como as férias estão chegando perto do final, o desafio de preparar os filho a retomar a rotina escolar se aproxima. Como qualquer readaptação, este momento requer paciência, pois pode ser estressante para os pequenos, empolgados ou não com o retorno e para os pais, que precisam atribuir mais uma preocupação no seu dia-a-dia.
Uma maneira legal de colaborar com o pequeno, é não apresentar o início das aulas à criança como "acabou a moleza”. Voltar a rotina não deve ser apresentado como algo negativo, pois isso pode gerar um problema futuro nas responsabilidades e na vontade de vencer deles. Uma boa dica é levar a criança a ver que o retorno escolar como o reencontro dos velhos amigos, o conhecer de novos, o aprender mais e mostrar as habilidades conquistadas nas férias.
Pode-se também aplicar algumas regrinhas para ajudar a superar as maiores dificuldades ao acostumar a criança a mudar seu horário de acordar. Quem estuda de manhã vai precisar acordar em horários próximos aos da aula pelo menos uma semana antes, para que, aos poucos, ela se acostume. Já os pequenos que estudarão no período da tarde, precisam rever horários do almoço e banho.
Estabelecer antes das aulas uma rotina boa e saudável para o período em que ele não está na escola, além de colaborar com a educação, ajuda a saúde fisica e mental. É fundamental estipular a hora das refeições, tempo livre para brincar, o momento da lição de casa, de descansar, para que o reloginho dos pequenos funcione direitinho e esta fase seja tranquila e muito divertida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário