sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Curiosidades sobre o Papai Noel.


No natal comemoramos o nascimento do menino Jesus, mas de onde que veio o Papai Noel? A história do bom velhinho que conhecemos, e que um dia já acreditamos, foi inspirada em São Nicolau, que com apenas 19 anos já foi ordenado sacerdote e logo se tornou arcebispo.

São Nicolau ficou conhecido por sua bondade e generosidade. Diz a lenda que na cidade que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por que seu pai não tinha dinheiro para o dote, então o pai resolveu vendê-las. Quando Nicolau soube, jogou pela janela, secretamente, uma bolsa cheia de dinheiro para o dote das irmãs. E quando o pai delas descobriu, fez questão de espalhar para todos o que Nicolau havia feito.

Essa história de São Nicolau tornou-se muito conhecida, mas acabou sendo misturada com outra lenda de um mago bondoso que presenteava, na época do Natal, as crianças comportadas. E representado por um velhinho de barbas brancas, que distribuía presentes nas noites de Natal, essa lenda se espalhou pelo mundo todo. E aos poucos os outros elementos foram sendo acrescentados.

Já a figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi criada pelo cartunista alemão Thomas Nast, e que a Coca-Cola ajudou a divulgar e padronizar em uma de suas campanhas publicitárias, já que as roupas do velhinho eram da mesma cor que a marca, e ele seria um bom garoto propaganda para aumentar as vendas no inverno, que eram baixas.



O Papai Noel existe em vários países, mas nem sempre com o mesmo nome. Saiba como o bom velhinho é chamado em outros países: 

- Nos Estados Unidos e no Canadá ele é chamado de Santa Claus;
- Na Alemanha é KrissKringle, a Criança do Cristo;
- É conhecido com Papa Noel em muitos países de língua espanhola;
- Na França o chamam de Pere Noel;
- Na Suécia é Jultomten;
- Na Holanda, Kerstman;
- Na Finlândia, Joulupukki;
- Na Rússia, é chamadoGrandfatherFrostorBaboushka;
- Na Inglaterra ele é chamado de FatherChristmas;
- Na Itália,Babbo Natal;
- No Japão, é conhecido como Jizo;
- E na Dinamarca, Juliman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário