sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Como fotografar fogos de artifício


Não há quem nunca tenha tentado tirar fotos dos fogos de artifício no Ano Novo. Mas nem sempre conseguimos o melhor resultado. Mas para você conseguir tirar fotografias dos fogos sem borrar e ainda conseguir o colorido perfeito que fica no céu, siga essas dicas e com certeza vai conseguir um resultado melhor.


1.       Hoje em dia, muitas câmeras digitais possuem configurações manuais, e com essas você pode conseguir um melhor resultado. Mantendo o tempo de exposição em no mínimo 2 segundos.

2.       As câmeras compactas, às vezes, dispõem de funções especificas, como “fireworks”. O que pode ajudar bastante no resultado.

3.       O tripé é o seu melhor amigo na hora de tirar fotos de fogos de artifício. Devido ao longo tempo de exposição à câmera precisa de bastante estabilidade para a sua foto não sair borrada.

4.       Na hora de acertar o foco, se o ajuste pode ser feito manualmente, ajuste para o infinito. Assim você estará sempre com o ajuste de foco correto.

5.       Se não é possível ajustar manualmente, procure na sua câmera a função “paisagem” (“landscape mode”). Essa função também focará no infinito.

6.       Desligue o seu flash. Com a claridade dos fogos, o flash não vai ajudar em nada, e às vezes pode até atrapalhar!


É claro que para conseguir a foto perfeita será preciso muita prática e treino, talvez as imagens não saiam boas logo de primeira, então pratique bastante. E feliz Ano Novo!!!



Retrospectiva 2012

Mais um ano está chegando ao fim, e, nesta época, não podemos deixar de relembrar tudo o que passou durante o ano. Por isso separamos algumas WeekPics que foram um grande sucesso no Facebook este ano!



 












E, nós da Biografia, desejamos que o próximo ano venha acompanhado de muito sucesso, novas conquistas e muita alegria.
E que 2013 seja ainda mais incrível do que 2012!

Feliz Ano Novo!


Natal sustentável


Que tal dar um presente para o mundo e fazer do Natal uma data sustentável? É possível comemorar e aproveitar as festas e, ao mesmo tempo, fazer a sua parte para um mundo mais ecológico. Veja algumas dicas para acabar este ano e começar o próximo mais consciente.

- Ao fazer as compras de presentes, ou para a ceia, prefira sacolas retornáveis, ou sacolas ecológicas. Evite as sacolas plásticas, elas poluem o meio ambiente!

- As luzes natalinas são parte importante da decoração, por isso, substitua-as por lâmpadas de luz de led. Mas ligue as luzes apenas quando for necessário, e não se esqueça de apagar quando for dormir.

- Os enfeites de Natal podem ser reutilizados, ou então feitos com materiais recicláveis. Use a criatividade!

- Você já ouviu falar em embalagem sustentável? É uma ótima saída na hora de embrulhar todos os presentes de Natal. Com criatividade, jornal e retalhos de jeans podem ser belas embalagens. Você também pode reaproveitar embalagens e fitas, é só guardá-las em bom estado.

- Sempre prefira os reutilizáveis, evite os copos, pratos e talheres descartáveis. Reduza o desperdício e a produção de lixo.

- Nesta época do ano o consumo de vidro, latas e plástico aumenta muito, então use lixeiras de triagem para separar o lixo.

- E se neste final de ano você resolveu fazer uma limpa no seu armário e vai se desfazer de roupas e objetos que não usa mais, doe ou mande para pontos de reciclagem.


Para transformar este em um Natal mais verde só depende de nós, e não é difícil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença.


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Papai Noel por uma noite


Só o que pode fazer o Natal mais especial do que já é para a criançada é a presença do Papai Noel entregando pessoalmente os presentes. E ver os olhinhos delas brilhando não tem preço. Que tal, algum papai ou algum vovô, se fantasiar de bom velhinho para fazer a alegria do Natal? Com uma fantasia e alguns truques, será fácil convencer as crianças e fazer deste Natal, um Natal mágico!



- Capriche na fantasia;

Não se engane, se a fantasia não for boa o suficiente as crianças não vai acreditar. Prefira uma fantasia bem feita, com tecido mais grosso, de veludo.
Para a barriga, o ideal seria mandar fazer, mas é possível improvisar com uma almofada ou um travesseiro. Dica: coloque uma camiseta justa em cima do travesseiro, antes da fantasia, para a barriga ficar mais verdadeira.

- A barba;

As crianças vão estar desconfiadas e vão querer conferir se a barba é de verdade. Então procure uma barba que fique bem presa à cabeça, ou prenda melhor fazendo amarrações na nuca, por exemplo.

- Não saia de fininho;

Invente uma boa desculpa para deixar a festa, os pequenos não são bobos e vão estranhar a sua ausência quando o Noel chega. Invente que vai buscar alguém ou algo que ficou faltando para a ceia, e diga isso em voz alta, avise mesmo que está saindo.

- Fale apenas o necessário;

Para as crianças não reconhecerem a voz do papai ou do vovô, a dica é não falar muito, só responder o que foi perguntado, claro mudando a voz o máximo possível. E capriche no “Ho Ho Ho”! Esse não pode faltar.

- Pense rápido;

Se alguém perceber que você não é o bom velhinho, improvise. Diga que é um mensageiro, e que o verdadeiro Papai Noel teve um probleminha e pediu uma ajuda. Assim mesmo sabendo a verdade, elas não deixarão de acreditar que ele existe.

- Dica importante;

Para interpretar o bom velhinho para as crianças exige dedicação, afinal o Papai Noel é uma figura importante para as crianças, por isso não beba nem fume, pois isso pode acabar com a magia do Natal para a criançada. Depois que tirar a fantasia, ai sim, pode aproveitar a festa.


E não se esqueça de tirar muitas fotos para guardar para sempre esse momento especial, pois as crianças crescem, então aproveite ao máximo e feliz Natal!!!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Curiosidades sobre o Papai Noel.


No natal comemoramos o nascimento do menino Jesus, mas de onde que veio o Papai Noel? A história do bom velhinho que conhecemos, e que um dia já acreditamos, foi inspirada em São Nicolau, que com apenas 19 anos já foi ordenado sacerdote e logo se tornou arcebispo.

São Nicolau ficou conhecido por sua bondade e generosidade. Diz a lenda que na cidade que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por que seu pai não tinha dinheiro para o dote, então o pai resolveu vendê-las. Quando Nicolau soube, jogou pela janela, secretamente, uma bolsa cheia de dinheiro para o dote das irmãs. E quando o pai delas descobriu, fez questão de espalhar para todos o que Nicolau havia feito.

Essa história de São Nicolau tornou-se muito conhecida, mas acabou sendo misturada com outra lenda de um mago bondoso que presenteava, na época do Natal, as crianças comportadas. E representado por um velhinho de barbas brancas, que distribuía presentes nas noites de Natal, essa lenda se espalhou pelo mundo todo. E aos poucos os outros elementos foram sendo acrescentados.

Já a figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi criada pelo cartunista alemão Thomas Nast, e que a Coca-Cola ajudou a divulgar e padronizar em uma de suas campanhas publicitárias, já que as roupas do velhinho eram da mesma cor que a marca, e ele seria um bom garoto propaganda para aumentar as vendas no inverno, que eram baixas.



O Papai Noel existe em vários países, mas nem sempre com o mesmo nome. Saiba como o bom velhinho é chamado em outros países: 

- Nos Estados Unidos e no Canadá ele é chamado de Santa Claus;
- Na Alemanha é KrissKringle, a Criança do Cristo;
- É conhecido com Papa Noel em muitos países de língua espanhola;
- Na França o chamam de Pere Noel;
- Na Suécia é Jultomten;
- Na Holanda, Kerstman;
- Na Finlândia, Joulupukki;
- Na Rússia, é chamadoGrandfatherFrostorBaboushka;
- Na Inglaterra ele é chamado de FatherChristmas;
- Na Itália,Babbo Natal;
- No Japão, é conhecido como Jizo;
- E na Dinamarca, Juliman.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dicas para as futuras mamães durante as festas


As grávidas não podem abusar, afinal têm que cuidar não só delas, mas como dos bebês que estão para chegar. E nas festas de final de ano isso não pode ser diferente. E a Biografia que todas as nossas futuras mamães aproveitem muito o final de ano, e façam de tudo sem maiores transtornos e complicações, por isso preparamos algumas dicas para curtir, sem abusar.

  • Na hora de comer:


Durante as festas de fim de ano e ao longo de toda a gravidez, a recomendação é sempre evitar os excessos, ou seja, as grávidas podem comer de tudo, se não tiverem nenhuma contraindicação do médico.


Mas prefira saladas, evite comidas condimentadas eo excesso de gordura. Evite também carnes cruas e alimentos que podem ter risco de salmonela, como maionese e alimentos com ovos.


Não esqueça que é importante comer de três em três horas. A ceia costuma ser mais tarde, então se lembre de se alimentar antes.

  • Bebidas alcoólicas:


Não é permitido nem durante as festas, nem durante toda a gestação. Não é possível saber uma dose segura que poderia ser ingerida durante a gravidez, por isso não vale o risco.

O álcool ingerido chega até o bebê, prejudicando o feto o que pode levar ao trabalho de parto prematuro, aborto e retardo mental.

  • Não se esqueça de se hidratar:


Tenha sempre uma garrafinha por perto, principalmente durante a estação mais quente do ano. Beba no mínimo, de dois a três litros de água por dia. Se passar bastante calor, como indo à praia, ou fazendo exercícios, beba mais ainda.

  • Precisa fazer compras? Vá acompanhada:


Coma bem, e não se esqueça da garrafa de água! Prefira os períodos com menos movimento. E nunca vá sozinha.

Lembre-se, ao voltar pra casa, descanse bastante. Mantenha as pernas elevadas de 30 a 40 minutos para melhorar a circulação.

  • Viagem programada:


Verifique com o seu médico se você está liberada para viajar. Até as companhias aéreas exigem comprovação médica de que você pode embarcar.

Se você puder viajar, leve com você todos os contatos necessários para qualquer emergência.

  • Aproveite:


É possível que as futuras mamães aproveitem as festas tanto quanto qualquer um, claro, que elas vão precisar ter um pouquinho mais de cuidado, e repouso do que os outros. As festas e o barulho não incomodam o bebê, então, se divirta sem culpa.

Curta bastante, mas não deixe de compensar no dia seguinte, descansando bastante.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Origem da Árvore de Natal


A árvore de Natal é um dos principais símbolos natalinos. Hoje em dia, em quase todos os países árvores são montadas para decorar as casas, junto com outros itens, para deixar o clima bem especial. Mas essa tradição começou há muito tempo.

As civilizações antigas da Europa e da Ásia consideravam as árvores como algo divino, e até faziam rituais em seu favor. Eles acreditavam que as árvores eram entidades mitológicas. Na Alemanha, as tribos pagãs faziam sacrifícios humanos debaixo de árvores de carvalho em homenagem ao deus Odin.

Dizem que São Bonifácio queria acabar com esse costume dos sacrifícios, então ele cortou uma das árvores, fazendo com que todas as outras caíssem também, sobrando apenas um pequeno pinheiro, o que foi considerado um milagre, e o pinheiro passou a simbolizar o menino Jesus.

Quando a árvore tinha um caráter pagão, ela era enfeitada depois que as folhas caiam no inverno, para que os espiritos da árvore voltassem. Já os cristãos, com o mesmo costume, enfeitavam a árvore, mas as decorações significavam alegria, amor, bondade, esperança, benção de Cristo.

Passando de geração para geração, desde o século XVI, as famílias alemãs decoravam suas árvores. No século XIX, se espalhou e chegou à Inglaterra, França e Estados Unidos. E mesmo o pinheiro sendo uma árvore nativa do hemisfério norte, no século XX essa tradição chegou também na América Latina.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Até quando a criançada deve acreditar no Papai Noel?


Dezembro chegou, às árvores estão sendo montadas, as luzes começam a iluminar a cidade e a criançada está ansiosa pela chegada do Papai Noel. A partir dos 2 anos de idade elas começam a entender os significados do Natal e a espera pelo bom velhinho se torna comum. Esta crença é bastante comum, porque até os 5 anos não existe uma diferenciação entre a fantasia e a realidade. Além de ser considerada saudável, e uma das partes importantes do desenvolvimento dos filhos, é fundamental para que ela possa compreender a realidade.


Mas, um dia, vai chegar a hora que seu filho começará a questionar se o Papai Noel realmente existe. Por volta dos 7 anos, o pensamento da criança é mais lógico e as desconfianças começam a aparecer, apesar de ainda quererem acreditar, e se perguntam como seria possível uma única pessoa entregar presentes no mundo todo.

Parar de acreditar é um processo pelo qual a criança passa naturalmente. Hoje em dia com acesso à internet e à TV, é complicado que uma criança acredite na figura do Papai Noel após 5 ou 6 anos. No entanto, a idade da descoberta pode variar.

Dificilmente os pais vão precisar contar para o filho que ele não existe de verdade, mas se forem questionados, o melhor é serem francos e não forçarem a crença, para não decepcionar a criança. Mas se isso não acontece, a partir dos 7 ou 8 anos, os pais precisarão ajudar na descoberta.

Mas até lá não adianta ser radical e dizer que a figura não existe, sem que a desconfiança tenha vindo da própria criança, o fato é que cada uma delas precisa do seu tempo para deixar de acreditar no Papai Noel e em outras crenças.

Até lá, curta com o seu filho a magia do Natal que é inesquecível!