quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Os primeiros exames!

Os primeiros momentos após o nascimento do seu filhinho são cercados de amor, carinho e muito cuidado. O pequeno, ainda frágil, precisa de toda a atenção e carinho para encarar com tranquilidade e saúde as primeiras 48 horas. Neste período, acontecem diversos exames, que detectam quaisquer probleminhas não diagnosticados anteriormente!

Ainda na maternidade o primeiro e mais simples é o Teste do Pézinho, um diagnóstico de doenças do córtex ao supra-renal do bebê. O teste do pezinho é realizado com algumas gotinhas de sangue retiradas do calcanhar do bebê e absorvidas por um tipo de papel especial. A mamãe não precisa se preocupar nem ficar em pânico, a picadinha é rápida, indolor e quase sempre a cicratrização é imediata. Por meio do exame do pezinho são detectadas diversas doenças, das mais graves do sangue, até probleminhas de ossos, músculos e qualquer outra anomalia.


Alguns exames são mais novos e a maioria das mães ainda não sabe, mas além do já tradicional teste do pezinho, responsável por identificar doenças graves, um outro exame está sendo fundamental nos primeiros dias de vida do bebê, identificando problemas fonéticos e de audição. A Triagem Auditiva Neonatal Universal, conhecida como teste da orelhinha, detecta nas primeiras 48 horas de vida do bebê se existe algum problema de audição e apresenta resultados garantidos! Nele, um pequeno aparelhinho é colocado na orelhinha do pequeno e o teste realiza availações de percepção e estímulo. Todos os resultados são encaminhados para a mamãe ficar por dentro de tudo!

E um último teste, com muita importância também, ajuda a descobrir problemas oculares logo nos primeiros minutinhos de vida. O teste do olhinho detecta catarata, glaucoma, infecções, traumas ao parto, entre outras coisas que podem trazer sérias complicações ao pequeno se não tratadas. com uma luz lançada sobre a pupila, ela permite diagnosticar com uma cor avermelhada e contínua os olhos saudáveis, e em sua ausência, o bebê é encaminhado para o oftalmologista para exames mais completos.

Cuidar do pequenino é de vital importância na vida da família que está se formando, por isso, não deixe de procurar seu médico para realizar esses exames e sempre cuide com muito carinho do seu bebê! O futuro dele está em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário