quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Os brinquedos da criançada!

As brincadeiras dos nossos filhos são as ferramentas mais importantes no processo de desenvolvimento. Em outras palavras, é brincando que eles trabalham a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, o juízo, a criatividade, o raciocínio e a solução de diversos tipos de problemas! Através das brincadeiras o pequeno se socializa, desenvolve a coordenação motora e aprende sobre responsabilidades da vida. As brincadeiras são o principal jeito da criança se relacionar com o mundo e vão muito além da diversão. Por isso, jamais proíba o pequeno de brincar!

Quando bem novinhos, os bebês são facilmente estimulados por brinquedos bem coloridos, de vários tamanhos, com muitas texturas e aromas diferentes, e que produzem vários tipos de sons. Os pequenos precisam de brinquedos que estimulem todos os seus sentidos, com leveza e que eles possam pegar e colocar na boca. Os nenéns adoram apertar, sacudir, jogar, bater, empilhar, então não deixe de dar chocalhos, guizos, ursos de pelúcia, bonecas, bichinhos flutuantes para o banho e livrinhos de pano!


Com mais idade, as crianças começam a dar os primeiros passinhos. Sendo assim elas já conseguem interagir com outras crianças e com os adultos. Por ainda levar coisas à boca, a escolha dos brinquedos necessita que todos sejam adequados para a sua idade, não contenham peças pequenas que podem ser engolidas, e tenham certificado de segurança! As crianças ainda vão se divertir com os brinquedos que já têm, mas, brinquedos que permitem puxar ou empurrar, brinquedos de montar e desmontar ou simples caixas com coisas dentro para tirar e colocar de volta serão paixão à primeira vista.

Com a idade próxima aos 12 anos, os livros, jogos de tabuleiro, patinete, bicicleta, quebra-cabeças, carrinhos de corrida, equipamentos esportivos e LEGO vão fazer a alegria deles! Os pré-adolescentes já estão em fase de definir seus gostos e interesses. Então, claro que agradar fica muito mais complicado, pois o gosto deles está em jogo. Você pode consultá-los sempre sobre o que gostariam de ganhar dentro do orçamento de casa, claro. No entanto, é válido despertar neles o gosto por coisas que os estimulem a raciocinar, a se mexer e usar a criatividade, inclusive com os primeiros video game, onde todo um novo mundo se abre para a criatividade!


Instigar a criançada a se divertir, sem deixar de lado o aprendizado e o desenvolvimento deles é vital para um crescimento perfeito e completo tanto físico como intelectual. Presenteie os pequenos com brinquedos que farão eles se lembrar o quanto a infancia foi divertida no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário