A mamãe que ama beijar e fazer carinho nas mãozinhas do pequeno precisa saber como cuidar bem das unhas dele! Os cuidados com essa parte tão pequena e sensível do bebê são muito importantes para evitar que ele se arranhe, principalmente no rosto e nos olhos.
Elas devem ser cortadas com uma tesoura sem ponta, com movimentos retos, segurando a pontinha do dedinho do pequeno para a unha ficar mais saliente e não feri-lo. As unhas não devem ser cortadas muito curtas porque o risco de inflamação é maior. Ainda existe a possibilidade de lixar com uma lixa bem fininha, para eliminar possíveis pontas e evitar que o crescimento machuque os cantinhos do dedo.
Tanto a tesoura como a lixa devem ser utilizadas apenas para o bebê! Isso evita que qualquer micose afete os dedinhos ainda em crescimento. Uma dica simples, que evita problemas nos dedinho é a de evitar colocar meias e sapatos apertados no bebê.
Como o crescimento é imprevisível, algum incômodo pode aparecer enquanto ele estiver calçado ou usando uma meia mais grossa. A mamãe que tem medo de machucar o pequeno, pode aguardar a criança dormir, para que seja mais fácil o corte ou também pedir a ajuda de alguém e fazer enquanto ele mama.
Com muito carinho, o cuidado com as unhas do pequeno previne que os dedinhos fiquem machucados e ajuda a evitar probleminhas de roer unhas, por conta do hábito dos pequeninos de pôr a mão na boca! Aproveite cada segundo dessa fase tão gostosa do crescimento dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário