quarta-feira, 14 de maio de 2014

Exergando bem desde pequeno!

Você sabia que o momento de levar seu filho ao oftalmologista ainda nos primeiros meses de vida. Desde pequeninhos, é possível detectar a maioria dos problemas de visão e, quanto antes o tratamento se inicia, maiores as chances de correção. Apesar da visão ser o último sentido a estar plenamente desenvolvido, é ao longo do primeiro ano que acontecem os avanços mais importantes. Por isso, é bom conhecer os riscos mais comuns e ficar bem atenta, para garantir ia visão perfeita para seu bebê no futuro.


O primeiro exame oftalmológico do bebê costuma ser feito ainda na maternidade, pelo pediatra. Com uma luzinha, ele checa o olhinho do recém-nascido e avalia a estrutura do globo ocular e a transparência do cristalino. Com isso é possível identificar sinais de malformações e de catarata congênita. O que pode ajudar a corrigir qualquer incômodo. Um dos problema bem comuns e muito preocupantes para as mamães é a obstrução do canal lacrimal e o excesso de muco nos olhinhos. Acontecem quando o pequeno conduto por onde escoam as lágrimas permanece fechado por muito tempo, mesmo depois que as primeiras lágrimas são produzidas. Isto pode acabar inflamando o local. Mas para tranquilidade das mamães. a maioria dos casos se resolve espontaneamente ou com massagens especiais. Somente em raras ocasiões um médico especializado seria preciso, para o uso de uma sonda de desobstrução do canal.

Quando o pequeno ficar maior, de preferência entre o quarto e o sexto meses, é hora de visitar o oftalmologista pediátrico! É ele que vai avaliar a sensibilidade dos olhos do bebê à luz, sua capacidade de fixar e acompanhar objetos e o alinhamento de seus olhinhos. Cuidados básicos para que seu filhote cresça saudável e com a vista excelente, coisa que toda mamãe mais quer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário