quarta-feira, 7 de maio de 2014

Comer-comer, comer para crescer!

Que mamãe que nunca passou um sufoco para fazer o filho comer tudo na hora do almoço? Mas às vezes, não adianta, eles viram a cara para qualquer comida colorida. Nesses momentos, as mamães de primeira viagem acabam recorrendo às frases que as avós sempre diziam: “se não comer vai ficar fraco”, “saco vazio não para de pé”, “só sai da mesa depois que limpar o prato”. Nesses momentos mais desgastantes, a criança acaba cedendo. Mas, será que só porque deu certo significa que foi tudo bem? Não, mamãe! Tem jeito melhor.

Uma das coisas mais gostosas é ver o pequeno comer tudo o que você preparou para ele. Algumas vezes o problema da criança não querer comer está na quantidade de comida. Os pais costumam fazer o prato de acordo com o que eles acham que é bom, só que essa estratégia pode prejudicar o estômago do pequeno e, a longo prazo, levar ao sobrepeso, por isso, olho aberto mamães! Quando usamos termos ríspidos, acabamos passando a sensação de ignorância pelos sentimentos do pequeno, o que pode ser ruim para um ser tão novo. É bom lembrar de que as necessidades calóricas das crianças são menores do que as nossas!


Barganhar na mesa também não é legal. Nunca faça uma “troca de favores” com as crianças pelo simples fato de precisar que elas comam. É importante passar a sensação de importância que o momento tem , o que acaba tornando a hora da comida muito mais amigável e menos pesada. A dica aqui é sempre fazer todas as refeições na mesa, afinal, além de tudo, é um momento divertido e que desperta a comunhão da família.

Lembre sempre de que estar junto do seu filhinho ou filhinha é o que mais importa. Converse, exemplifique, faça-os entender e evite que a imposição seja a única saída para melhorar a saúde e garantir uma barriga cheia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário