O Dia das Mães está chegando! Comemorar esta data tão linda e querida aqui no Brasil começou em 1932, por Getúlio Vargas, onde foi oficializado que ela deve ser comemorada todo segundo domingo de maio, se tornando uma verdadeira tradição. Mas a verdade é que essa celebração surgiu muito, muito antes desse decreto, e nem tinha uma conotação tão comercial como a de hoje em dia.
O costume de homenagear as mães vem inicialmente da Grécia antiga, onde todos homenageavam a mãe dos deuses, Reia. Enquanto isso, na Itália, os romanos prestavam suas homenagens à sua mãe divina correspondente, Cibele. O Dia das Mães “moderno”, como é celebrado atualmente, teve origem nos EUA, graças a uma mulher que lutou para que ele fosse abolido. Sim, curioso, não acha? Pois bem, antes de se tornar um dia para dar presentes, ramos de flores e cartões cheios de amor e carinho, essa data era reservada para que as mulheres chorassem os soldados caídos das guerras e que elas mesmas pudessem lutar pela paz.
Ann Reeves Jarvis foi a organizadora de grupos de mulheres que trabalhavam para reduzir a mortalidade infantil. Depois da guerra, Jarvis passou a organizar reuniões e piqueniques pacifistas, chamados simbolicamente de Dia das Mães, e assim começou a incentivar as mulheres a adotar um papel mais politicamente ativo.
Atitudes simples que mudaram tanto as nossas vidas, mostram o verdadeiro poder do amor de mãe, o amor mais lindo e singelo, que propaga há tantos anos uma mensagem de carinho e dedicação aos filhos, sejam de criação ou não. Estar presente com quem se ama nesta data é representar a verdadeira caridade e compaixão que o sentimento materno pode expressar.
Feliz Dia das Mães!
Nenhum comentário:
Postar um comentário