terça-feira, 28 de maio de 2013

A hora de dormir


A hora que o sono bate e chega o momento de ir para o berço ou cama pode ser complicada para algumas crianças. Algumas são difíceis de acalmar e outras não querem dormir sozinhas, mas com um pouquinho de paciência e, principalmente, seguindo essas dicas que separamos para vocês, essa hora do dia ficará mais fácil.



1 - As brincadeiras agitadas devem parar ao chegar no fim da tarde, e mais ou menos duas horas antes de dormir, nada de TV, vídeo game, computador, ou até mesmo ficar correndo pela casa. Ler livros, ouvir músicas calmas, não interferem na produção de melatonina, o hormônio responsável na estimulação do sono, então mantenha o seu filho em um ambiente mais calmo e relaxado, e com pouca luz.

2 - Criar uma rotina é a dica mais importante. Seguir os mesmos passos todos os dias ajuda a criança a perceber que a hora de se recolher está chegando. Boas dicas: um banho no final da tarde, e vinte minutos antes de dormir levar a criança para fazer xixi e escovar os dentes. Se for um bebê, cante ou coloque uma música para embalar o seu sono. Quando ele crescer um pouco mais pode trocar a música por uma história. A medida que ele vai crescendo apenas um beijo de boa noite será suficiente.

3 - As crianças têm que se acostumar a dormir sozinhas, por isso depois do ritual de boa noite completo, saia do quarto antes mesmo de elas terem adormecido, quer se trate de um bebê recém-nascido ou de uma criança mais velha. Se precisarem de um objeto para adormecer, e isso é muito comum, apenas certifique-se que seja um objeto seguro para acompanhá-las a noite toda.

4 - Quando crianças ainda muito pequenas dormem em seu próprio quarto, é importante deixar uma luz acesa para que se por acaso elas acordarem no meio da noite. A luz permite que elas se localizem e se sintam mais seguras.

5 - No começo, quando o seu filho acordar no meio da noite, com certeza vai chamar por alguém. Você pode ir até o quarto dele acalmá-lo, mas lembre-se: não acenda a luz, não tire a criança do berço, apenas acalme-a com um carinho no rosto para que elas voltem a dormir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário