sexta-feira, 25 de maio de 2012

Termos básicos da Fotografia


Já falamos de vários termos do mundo da fotografia aqui no BioBlog e sinceramente não sabemos se todos os nossos leitores entendem completamente do que estamos falando. Por isso, decidimos montar um pequeno roteiro com os principais termos da fotografia, para que não fique nenhuma dúvida no ar nas próximas postagens.

Começamos pelos famosos megapixels. O essencial é saber que quanto mais, melhor, ou seja, se a sua câmera tiver um número grande de megapixels é sinal que ela pode tirar fotos com uma qualidade maior. Uma imagem digitalizada (foto) pode ser salva em vários tipos de formatos, sendo o JPEG (Joint Photographic Expets Group). Esse formato permite uma maior facilidade no envio das fotos para os amigos, por exemplo, já que ele é mais leve que os demais. Além disso, é mais fácil de ser visualizado.

Outro termo importante é o ISO. Quando não temos muita luz e gostaríamos de tirar uma foto sem o flash, o utilizamos. Lembre-se que quanto mais alto, menor a qualidade da foto. Antes de tirarmos uma foto, ficamos atentos também no disparo contínuo, que nada mais é um drive de velocidade que nos permite tirar várias fotos automaticamente. Falando em automaticamente, existem a autolimpeza e o autofocus. O primeiro elimina pó ou poeira que se acumulam dentro da câmera e o segundo ajusta sozinho o foco.

Quem está acostumado a tirar fotos com o iPhone já percebeu que podemos usar o HDR. Como os contrastes são muito difíceis de serem captados por completo, essa função nos ajuda a capta-los em maior quantidade do que na função normal. Ele combina os melhores detalhes de luz e o melhor detalhe de sombra. É também conhecido como Grande Alcance Dinâmico.

Esses são termos básicos que podem te ajudar a entender melhor o que você está fazendo ao tirar e analisar as suas fotos. Se tiverem alguma dúvida de outro termo que não colocamos aqui, nos pergunte porque será um prazer responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário