terça-feira, 25 de outubro de 2011

Revolução Fotográfica

Para você, qual foi o maior avanço tecnológico na história da Fotografia? Talvez a maioria responda que foi o surgimento das câmeras digitais, e não tem como não concordar; realmente a câmera digital mudou hábitos e costumes das pessoas. Vivemos esperando ansiosamente novas tecnologias. No mundo atual, sempre buscamos algo novo, que nos faça comprar e nos “apaixonar”. Podemos dizer que existe uma nova revolução no mundo da fotografia prestes a surgir.

Existem pessoas que não gostam de estranhos tirando suas fotos, e isso é completamente compreensível, afinal, nem todos têm a habilidade ou o dom. Mesmo com as câmeras atuais que nos ajudam muito, tirar fotos não é algo fácil, ainda mais para os outros. Pensando por esse lado, já imaginou sair de férias, avistar um lindo monumento, e pedir sem medo nenhum para um estranho qualquer tirar a sua foto. Então, com a nova tecnologia da empresa Lytro você poderá ter essa tranquilidade.

A empresa norte-americana apresentou recentemente a câmera de apenas 220 gramas, que permite ajustar o foco das fotos depois de serem tiradas. Isso significa que aquele lindo monumento das suas férias poderá tanto ser o “personagem” principal da foto quanto ficar em segundo plano, com você e sua família como figuras principais. Os ajustes poderão ser feitos várias vezes por qualquer pessoa. A câmera da Lytro captura todos os raios de luz (direção, intensidade e cores), dispensando o flash, e permitindo que todos os objetos sejam focalizados. Sendo assim, a edição das fotos pode ser feita pelo próprio usuário, na tela touch screen da câmera, ou em smartphones, tablets, sem nenhum software específico.



Segundo a proprietária da Biografia FotoStudio, Denise Guerra, “a câmera da Lytro é a maior inovação em fotografia desde que saímos do filme para o digital. Para o fotógrafo amador, elimina a possibilidade de erro com foco. Para quem gosta de compartilhar fotos, permite ir além e deixar que os amigos mexam em suas fotos. E para o fotógrafo profissional cria a expectativa de que essa nova tecnologia, que captura a luz de uma forma diferente e até dispensa o uso do flash, traga muitos novos recursos nos próximos anos”.

Será muito mais rápido tirar as fotos, já que não há necessário focar. Além disso, a câmera tem apenas dois botões (um para ligar e outro para o obturador). A empresa americana está aceitando solicitações de compra apenas para os EUA, e segundo ela, as entregas serão apenas para o começo de 2012. Existem dois modelos disponíveis, de 8GB que custa US$399 e o de 16GB que custa US$499.

Nos resta aguardar as novidades e upgrades. A Lytro pode ser apenas o começo de uma nova revolução no meio fotográfico, mas mesmo assim, já nos alimenta com bastante esperança de um avanço tecnológico imenso.





Se quiser saber mais sobre a empresa e/ou solicitar uma câmera, acesse lytro.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário