Ontem perdemos um dos maiores gênios que este mundo já conheceu. Steve Jobs foi um inventor, empresário, empreendedor e até ídolo de muitos usuários de seus produtos. Criou a maior empresa de capital aberto do mundo, a Apple, que conta com “obras de arte” como o iPhone, iPad, Macintosh e muito mais. Investiu em empresas como a Pixar e através de algumas citações em palestras e eventos, se tornou um exemplo para muitos jovens profissionais. O BioBlog já falou de seus produtos em algumas postagens, principalmente o iPhone. Admiramos o smartphone. Acreditamos que tenha ajudado a Fotografia a crescer cada vez mais. Hoje, ele pode ser considerado uma excelente câmera digital, e através de aplicativos, podemos editar fotos em poucos segundos. Vamos fazer nossa singela homenagem à Jobs, mostrando a evolução da câmera fotográfica no iPhone.
A primeira versão surgiu em janeiro de 2007, mas só foi comercializada em junho do mesmo ano. Em seu lançamento, Jobs disse que a Apple ia reinventar o telefone. E com certeza, conseguiu! Os celulares concorrentes daquela época já contavam com uma câmera acoplada, e o novo aparelho não foi muito além superior em relação à câmera. Ela era de 2.0 megapixels, não possuía função macro ou flash. Naquele momento existiam outros atributos que eram mais importantes para se tornarem diferencial no mercado. Até então a tecnologia multi-touch era algo muito especial para a época.
No ano seguinte, mais precisamente em julho, foi lançada a segunda versão. As características da câmera permaneceram as mesmas. Como no antecessor, outras funcionalidades e quesitos tiveram mais relevância na hora do aperfeiçoamento. O iPhone 3G, como o próprio nome já diz, tinha a capacidade 3G, que garantia mais transmissão de dados e maior velocidade na Internet. O preço também foi destaque. Era muito mais barato que o primeiro.
A terceira geração chegou em 2009. Era muito mais veloz que os seus “irmãos” mais velhos e conta com uma função de voz que até então, era um grande diferencial. Dessa vez, a Apple se preocupou um pouco mais com a câmera. Os megapixels subiram para 3.1, e surgiu a possibilidade da gravação de vídeo. O foco automático e o zoom digital de 5 vezes também foram novidades. Mesmo ainda não possuindo flash, já estava bem mais equipada do que as outras versões.
As mudanças no iPhone 4 (modelo atual) foram bastante significativas. Agora, os vídeos podem ser gravados em HD. A câmera tem 5 megapixels e conta com a função flash. Talvez o mais bacana dessa versão seja a câmera frontal. Num simples toque na tela, o usuário consegue fazer auto-retratos. Com isso, há a possibilidade da realização de uma ligação Face Time, ou em outras palavras, vídeo-conferência.
Nesta semana, a Apple fez o lançamento do iPhone 4S. Steve Jobs já não era o CEO da empresa, mas a partir de seus incríveis conceitos, surgiram novidades bem bacanas na nova versão. Falando apenas em Fotografia, o novo aparelho conta com uma câmera de 8 megapixels, e pode ser aberta diretamente pelo botão inferior. Além disso, o usuário pode tirar as fotos apertando o botão superior. Outra coisa que vale ressaltar, é a resolução da imagem tanto das fotos quanto dos vídeos. Ao invés da qualidade HD de 720 pontos da versão 4, os vídeos ganharam resolução de 1080 pontos.
Ao longo desses anos, pudemos observar uma preocupação maior da Apple em relação às câmeras. Entendemos que no começo a relevância era muito maior para novos diferenciais que fizessem o público comprar o smartphone. Porém, depois de sua consolidação no mercado, a evolução das câmeras é notória. Agradecemos a Apple por nos fornecer aparelhos tão bons quanto ao iPhone, mas principalmente agradecemos Steve Jobs por sua genialidade, visão e preocupação com o consumidor.
Obrigado, Steve Jobs!
Nenhum comentário:
Postar um comentário