O contato com a música desde cedo pode ajudar a criança
em seu desenvolvimento cerebral. Uma pesquisa realizada no Canadá afirma que pessoas
que começaram a estudar música antes dos sete anos apresentam conexões neurais
na idade diferentes daquelas que começaram seus estudos musicais mais
tarde.
O objetivo dos pesquisadores era descobrir se existia algum tipo de conexão no
cérebro que só poderia ser feita em determinada idade, e ao analisar eles
notaram que os adultos que haviam começado a estudar música mais cedo tinham
mais conexões entre as áreas motoras do lado esquerdo e do lado direito do
cérebro.
O neuropediatra Mauro Muszkat afirma que o cérebro tem os
chamados “períodos sensíveis” e certas conexões só podem ser construídas nesses
momentos, e por isso é importante que a música seja incluída na vida da criança
antes dos sete anos. Isso acontece em relação a tudo, não só com habilidades
motoras, mas com a linguagem, audição e visão.
Outro motivo do porquê de a música ser tão boa para as crianças, é que com ela
a criança trabalha múltiplas habilidades, estimulando a parte motora, a
audição, o raciocínio, as noções de proporção e ritmo, emoções e sensibilidade
fazendo assim com que várias áreas do cérebro funcionem ao mesmo tempo.
Mas mesmo sabendo de todos os benefícios, é necessário respeitar o tempo dos
pequenos. Nem sempre eles estão dispostos a aprender a ler partituras. Por
exemplo, às vezes tudo o que eles querem é apertar as teclas do piano e
explorar o instrumento. Forçar uma aula e um professor que tire isso dela pode
ter um efeito contrário e afastá-la da música.
Então procure fazer com que a criança não perca o
interesse. Respeite o tempo dela. Ter contato com a música não significa apenas
saber tocar um instrumento com excelência. Às vezes conhecer diversos
instrumentos, analisar os diferentes sons, cantar ou até ouvir música podem
despertar o interesse ainda mais. O importante é não acabar com toda a diversão
e emoção que a música deve nos proporcionar.
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