sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Os Significados da Páscoa


Além de comer muitos ovos de chocolate, você sabe o que se comemora na Páscoa? Essa é uma das mais importantes datas do calendário cristão e, como toda festa, tem o objetivo de comemorar e lembrar um acontecimento importante.

E mesmo sendo uma data muito conhecida, a Páscoa ainda deixa muitas pessoas em dúvida e sem compreenderem o seu real significado. Para alguns, o domingo de Páscoa é sobre o Coelhinho da Páscoa, ovos de Páscoa coloridos e caça ao ovo, mas todos sabem que o Domingo de Páscoa tem algo a ver com a ressurreição de Jesus, mas não entende muito bem qual é a ligação dos dois.

Na verdade, não há nenhuma conexão entre a ressurreição de Jesus Cristo e as tradições que temos hoje relacionadas com o Domingo de Páscoa. O que aconteceu foi que a antiga Igreja Católica Romana, para tornar o Cristianismo mais atraente para os não-Cristãos misturou a comemoração da ressurreição de Jesus, com a celebração dos rituais da fertilidade que aconteciam na primavera, que são a origem do ovo e da tradição do coelho.

A Páscoa acontece dia 31 de março este ano, e isso quer dizer que já está quase chegando. E nós da Biografia já estamos esperando por você! Traga o seu filho para fazer uma sessão de fotos muito bacana, com direito a coelhinhos e muitas cenouras para entrar no clima desta festa.



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Câmera de palitos de sorvete


Não é legal saber que, se você quiser, você pode fazer a sua própria câmera instantânea com materiais super simples? O fotógrafo Maxim Grew fez uma Polaroid com palitos de sorvete, e deu certo. A câmera funciona!!!

O corpo produto foi construído com palitos de sorvete, papel cartão preto e fita adesiva. Ele usou também lentes, e o suporte do filme de câmeras velhas. Mas mesmo assim ainda é impressionante.

Maxim criou um vídeo, em forma de stop-motion, para mostrar o passo-a-passo da construção da câmera. Confira:


Toneladas de câmeras deste tipo estão disponíveis no mercado, mas é bom saber que podemos fazer uma câmera instantânea, que funciona. A única desvantagem desta câmera é o foco, que não é possível regular.

Veja só como ficou a foto tirada a partir desta câmera:



Outra coisa que pode dificultar um pouco o processo é o filme Polaroid que não é tão facilmente encontrado como antigamente, e os preços são bem altos. Maxim optou por usar filme fuji, aquele instantâneo FP100, que custa cerca de 3 reais a folha. 




sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Grávidas precisam de apoio da família toda

Durante a gestação tanto as sensações de alegria quanto as de tristeza aumentam demais, devido a vários fatores. A futura mamãe pode se emocionar com um comercial de TV e dois minutos depois estar brigando com todos da casa.

Essas mudanças ocorrem por fatores fisiológicos e emocionais. Até a 14ª semana de gravidez, a mulher recebe doses altas de progesterona e estrogênio, que afetam o humor e têm efeito depressivo. Já no segundo trimestre, com o corpo acostumado com os hormônios. No último trimestre as mudanças de humor são causadas pela ansiedade do parto, e pelas dores físicas, como pés-inchados e dores na coluna.

Além dos hormônios, vêm, junto com a gravidez, todas as preocupações de se tornar mãe, todas elas passam pela fase de achar que não serão capazes de cuidar do seu bebê. E ainda se vão e conseguir perder os quilos extras que ganharam durante a gestação. E para completar, se sentem na obrigação de estarem sempre radiantes, com medo e vergonha de reclamar e admitir que a gravidez não é só felicidade, como é imposto pela sociedade.

Toda essa irritação é descontada nas pessoas mais próximas, como o marido, a mãe, a sogra e as amigas mais íntimas. Por isso, elas precisam de extrema compreensão de toda a família. É com eles que ela vai poder conversar francamente sobre as preocupações, medos e dúvidas. E é necessário que seja dada bastante atenção e um valor especial para tudo o que a grávida fala.

Mas lembre-se, se essa tristeza, irritação e desânimo forem constantes, o indicado é procurar um bom médico pra se certificar que não se trata de algo mais sério, principalmente se a gestante já passou por alguma crise de depressão anterior, pois assim ela tem mais chances de desenvolver a doença na gravidez e no pós-parto.

Por tudo isso, é importante que a família, e amigos também, façam com que a futura mamãe se sinta acolhida, apoiada e reconfortada. Cobranças e julgamentos não ajudam em nada. E o simples gesto de acompanhá-la nas consultas, pode fazer com que ela não se sinta sozinha.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ideias de fantasias para o Carnaval


O carnaval chegou e o que não vai faltar é diversão!!! A família vai estar reunida, todos vão curtir as marchinhas de carnaval, a criançada vai estar fantasiada, com muita serpentina e muito confete.

Mas se você deixou para a última hora a fantasia das crianças, não se preocupe, que nós da Biografia vamos dar algumas ideias para você se inspirar. E vale tudo, fantasia comprada pronta ou feita em casa, o que importa é se divertir.

Confira abaixo algumas sugestões de fantasias para meninos e meninas:

 Ben 10:


Pirata:


Woody, de Toy Story:


Carrossel:


Popeye:


Galinha Pintadinha:


Branca de Neve:


Carmen Miranda: 





quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Será que a sua casa é segura para um bebê?


Durante o primeiro ano de vida de um bebê, 80% dos acidentes são de quedas de sofás, camas, escadas, entre outros.

Sem a gente perceber os bebês crescem e desenvolvem habilidades a um ritmo acelerado e logo começam a engatinhar, e são capazes de passear pela casa sozinhos, apoiando-se em qualquer coisa que os ajude, e isso pode ser perigoso.




É por isso que devemos redobrar os cuidados dentro de casa, pois lá será o ambiente em que o bebê passará mais tempo. Então, veja alguns cuidados que, colocados em prática, aumentam a segurança do seu filho.


1.  Verifique se alguma tomada que está ao alcance do bebê está sem proteção. Existem protetores de tomada para bebês mais curiosos e é importante deixar todas tampadinhas para evitar que eles coloquem o dedo e tomem um choque.

2.  Retire todos os pequenos objetos que ficam espalhados no chão. Eles podem ser facilmente engolidos. E mantenha todos os fios enrolados e fora do alcance da criança.

3.   Prestar atenção em móveis que possam ser pontiagudos, pois as crianças podem bater a cabeça e se machucar. Vale colocar protetores dos cantinhos para evitar esse tipo de acidente.

4.   Dê também uma atenção especial a tudo o que está pendurado nas paredes ao alcance do seu filho: um quadro, um prato ou um espelho que possam cair em cima da criança.

5.   Se você tiver varandas em casa, verifique se existem barras horizontais onde é possível se apoiar, e eventualmente cair. Projeta estas barras para que não seja possível apoiar-se nelas. Também, nunca é demais lembrar das redes de proteção tanto nas varandas quanto nas janelas. Prevenção nunca é demais quando se trata de segurança.

6.  Tome bastante cuidado também com escadas. Coloque barreiras de segurança, tanto na parte de cima, como na de baixo. Lembrando que essa barreira deve ser bastante estreita.

7.   No quarto, a cama da criança deve ser sólida e estável, sem arestas ou saliências onde possam ficar presas partes da roupa. E lembre-se o colchão deve ser firme e estar ajustado ao tamanho da cama.



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Como fazer um bebê


O fotógrafo canadense Patrice Laroche  criou uma série fotográfica, junto a sua mulher, Sandra Denis, e estão fazendo um sucesso na internet mostrando de um jeito diferente e com muito bom-humor todo o processo da gestação até o nascimento de sua filha, Justine.

Fotografando sempre no mesmo ambiente, e tomando cuidado com a continuidade das imagens, é possível fazer excelentes trabalhos. E você também pode tentar.