quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como estimular o desenvolvimento do seu filho


Agora que seu bebê já está em seus braços, você continua ansioso para acompanhar casa fase do seu desenvolvimento, mas se preocupa que ele possa ficar para trás. Mas isso é bobagem, seu filho vai aprender a andar, a falar, a andar de bicicleta e quando você menos esperar ele já vai estar amadurecido, só que tudo isso no tempo dele.

Estimular é recomendado, mas sem pressão, pois isso só vai causar frustrações nos pais e na criança. Separamos uma listinha com algumas atitudes e ações que podem estimular o desenvolvimento dos pequenos, e ajudá-los a crescerem saudáveis e felizes.


1.       Estabelecer uma rotina desde cedo são importantes para o crescimento. Hora do banho, hora de comer, e hora de dormir, por exemplo, ajudam a criança a se organizar e formar uma sequência dos acontecimentos diários.


2.       As cores começam a ser percebidas pelos bebês a partir dos 3 meses. O ideal é cercá-lo com cores bem fortes.
A partir dos dois anos, uma boa maneira de ajudar é dizendo frases como: “Vamos brincar com aquele carrinho amarelo?”. Assim as cores começam a fazer parte do dia a dia do seu filho.


3.       Ficar com o seu bebê no colo é uma delícia, mais procure deixá-lo bastante no chão a partir dos 6 meses. É confirmado que as crianças que tem um desenvolvimento motor superior são as que não ficam tanto tempo no colo.


4.       É responsabilidade dos pais estimularem a leitura desde cedo. Existem livros para todas as idades. Deixe-o virar as páginas e se maravilhar com as figuras. Assim você torna os livros um prazer e não uma obrigação.


5.       Para desenvolver a coordenação motora dos pequenos basta utilizar as mãos. Bata palmas com ele ao som das suas músicas preferidas. Ele vai te acompanhar mesmo que meio desengonçado.


6.       Procure sempre perguntar como foi o dia dele, mas formule as perguntas de uma maneira que ele necessite desenvolver uma resposta mais elaborada, como por exemplo: “O que você fez de mais legal na escola hoje?”. E a partir dos 4 anos, você já pode perguntar também por detalhes e descrições.


7.       Na hora de brincar, insista que ele brinque de um jogo por vez, contribuindo assim para a concentração. Assim que, na hora que ele não quiser mais brincar, ele guarda o brinquedo que estava usando e escolhe um novo.


8.       Um lápis e um papel à mão é um excelente exercício. Ensina noção de espaço, não podendo desenhar fora do papel.


9.       Sempre estimule o seu filho a conviver com outras crianças, começando com primos, filhos de amigos, logo ele estará buscando outras crianças para brincar também. Assim ele se tornará uma pessoa mais extrovertida e não terá problemas com a sua vida social.


10.   Nunca minta para o seu filho, a confiança que ele tem em você não pode ser perdida.  Nunca diga que estão indo apenas fazer um passeio quando na verdade estão indo tomar uma vacina. E se ele perguntar se vai doer, seja honesta e diga que sim, mas que vai passar. Assim ele vai saber o que esperar e vai acreditar no que você diz.


11.   Já é comprovado que as crianças, de até 8 anos, aprendem muito mais com elogios do que com críticas, então sempre parabenize seu filho, incentivando-o a continuar com atitudes boas. Se uma bronca for necessária, tome cuidado com a maneira que é falada. Não deixe que seu filho entenda que o que você está criticando faz parte da personalidade dele, por exemplo, em vez de falar “você é malcriado”, você diz “você está malcriado”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário