sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ceia de Natal


O Natal está quase chegando e até ele chegar, em comemoração, vamos fazer uma série de posts natalinos para terminar este ano de 2012 em clima de festa! E nada melhor do que começar falando da, esperada o ano inteiro, Ceia de Natal!

De acordo com a literatura, a Ceia de Natal originou-se de um antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e que comemoravam juntos, com um delicioso banquete, aquela data tão significativa para os cristãos, o nascimento de Jesus.

A partir daí essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região foi acrescentando uma particularidade local. Os alimentos que hoje fazem parte da ceia brasileira, por exemplo, têm diversas origens. Saiba um pouco mais de onde vieram as delícias que fazem parte das ceias de Natal de muita gente.

- Peru Assado;


O peru é um dos pratos mais tradicionais. É natural das florestas da América do norte e era criado pelos índios americanos, antes do “descobrimento” pelos europeus.
Pelo seu gosto e preço, logo substituiu o cisne, o ganso e o pavão como a ave oficial da ceia natalina.

- Panetone;


Um bolo de frutas cristalizadas que veio da Itália, não falta em nenhuma mesa.
Uma lenda diz que um jovem padeiro chamado Toni, era apaixonado pela filha do seu patrão, e criou uma receita para impressioná-la, e foi um sucesso entre os clientes que sempre pediam pelo “Pani de Toni”. O nome foi evoluindo com o tempo até ser chamado de Panetone.

- Nozes e Castanhas;


As nozes são relacionadas ao Natal, pois na Europa e na Ásia, as nogueiras começavam a soltar os seus frutos nesta época do ano.
O conto de Natal “O quebra-nozes”, ajudou a popularizar a fruta seca pelo mundo.
Aqui no Brasil, além das nozes, foram incluídas nas receitas as variantes nacionais, como a castanha-do-pará.

- Frutas;


Comer e usar frutas para decorar a mesa da ceia é um costume da Roma antiga para homenagear o “solstício de inverno”, a noite mais longa do ano, que no hemisfério norte acontece por volta do dia 25 de dezembro.

- Rabanada; 


Essa receita deliciosa feita com pães, leite e ovos, foi criada para as mulheres se recuperarem dos partos, e aos poucos foi se tornando mais conhecida.
A rabanada também é muito associada a períodos religiosos, com a quaresma, época que não se consumia carne.
Os primeiros registros históricos são do século 14, em Portugal.


Algumas famílias têm suas próprias receitas para a ceia de natal, outras comem apenas os pratos natalícios tradicionais. Não há regras, vale inovar e criar novas tradições com os seus familiares, e aproveitar ao máximo essa época com as pessoas que você ama!





quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dia e Noite

A paixão de Stephen Wilkes por fotografia resultou em um projeto fotográfico incrível, todos estão encantados com este trabalho.  A série Day to Night (“Dia Para Noite”) une em uma única cena momentos do mesmo local capturados em horários diferentes, de noite e de dia. 

O projeto foi bem trabalhoso. Wilkes, usando uma câmera no formato 4x5 e a uma altura de quase 16 metros, teve que passar 15 horas do dia registrando o local escolhido, gerando quase 1.400 fotografias.

Mas o trabalho não acaba por aqui, depois disso ele dedicou 4 meses para cada imagem na pós-produção fazendo análises das mudanças de luz e de elementos interessantes em cada imagem até encontrar a “combinação perfeita”. Assim, uma só fotografia parece ter sido tirada de dia e de noite ao mesmo tempo.

E o resultado é realmente espetacular.










Para saber mais sobre o fotógrafo e conhecer novos trabalhos, acesse a sua página oficial: http://bit.ly/QMabXK


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dicas para escolher o nome do bebê


Escolher o nome para os filhos, definitivamente, não é uma tarefa fácil, além de ser uma responsabilidade muito grande. O fundamental é lembrar que esta decisão será levada por toda a vida do seu filho, então é importante pensar bem e levar algumas coisinhas em consideração, para fazer a melhor escolha possível.


Confira essas dicas que nós separamos para ajudar na primeira de muitas decisões como pais:

  • Opiniões da família, dos avós, tios, e muitos outros não vão faltar, e a melhor saída é fazer uma lista, elegendo os que você mais gosta até chegar ao nome escolhido, e nesta hora, essas opiniões podem atrapalhar um pouquinho;


  • Escolha nomes com um significado especial, que expresse algo que soe positivo pra você;


  • Lembre-se que o bebê terá nome e sobrenome. Então pense na sonoridade do nome completo, se combina ou não;


  • Leve em consideração a grafia do nome. Se for complicado de escrever, o seu filho passará a vida toda corrigindo o seu próprio nome;


  • Pense no futuro! Em muitas empresas os funcionários são identificados pelas iniciais dos nomes. Cheque as iniciais do nome e veja se elas não formam nenhuma expressão com algum significado indesejado;

  • Procurar saber sobre os significados dos nomes pode ajudar na escolha, principalmente quando você está na dúvida entre alguns;


  • Sua família tem tradição de passar o mesmo nome de geração para geração? Pense bem se você deseja continuar com a tradição. E lembre-se, a escolha é dos pais do bebê, não se sintam pressionados;


  • Você sabia que de acordo com pesquisas americanas, nomes exóticos são mal vistos em seleções de emprego? Então pense bem antes de inventar um;


  • Sempre escolha o nome mais simples, você terá menos chances de errar;


  • Beatriz vira Bia, Mariana vira Mari e Eduardo vira Edu. É importante pensar nos possíveis apelidos que o nome que você escolheu pode render. Pense em todas as possibilidades.


  • Antes de bater o martelo, pronuncie o nome centenas de vezes. Mude a entonação! Escreva dezenas de vezes. Tenha certeza que o nome que você escolheu soa bem de verdade.


  • Não deixe de fora o que realmente importa! A hora do parto, a emoção e sensações deste dia podem ajudar bastante na decisão. Siga o seu coração, quem sabe ao olhar o rostinho do bebê você descobre que ele tem cara de Lucas ou Rafael.


Agora, com o nome escolhido, seja Maria, João ou José, o importante é que ele venha com saúde e seja recebido com muito amor e carinho.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Quase humanos


O londrino Tim Flach é um fotógrafo, bastante premiado, conhecido por seus retratos de animais altamente conceituais. Ele é o autor dos livros Equus e Dogs Gods. No seu projeto mais recente, o livro “More Than Human” (Mais Que Humano), resultado de 7 anos de pesquisa, ele explora os gestos e as formas corporais de animais que acabam revelando características humanas.

Chimpanzés, morcegos, galinhas e corujas são algumas das espécies capturadas pelas lentes do fotógrafo inglês em poses “quase humanas”.







 

Para saber mais sobre o trabalho de Tim Flach, acesse o site oficial: http://timflach.com/




terça-feira, 13 de novembro de 2012

Para aproveitar o feriado


O feriadão está chegando e nada como aproveitar esses dias para fazer uma viagem em família para se divertir e descansar. Mas não importa se esta será a primeira ou a décima viagem com os filhos, sempre esquecemos algum detalhe. E para garantir o sucesso da viagem, montamos uma listinha com dicas para tudo sair como o planejado.


#1 Duas semanas antes da viagem, cheque se as roupas e os sapatos ainda servem nas crianças. Elas crescem muito rápido e talvez o que você tenha planejado levar não cabe mais. Principalmente se está indo para um lugar onde a estação do ano ou a temperatura é diferente de onde você mora.

#2 Pense onde a criança vai dormir e tomar banho. Se o hotel, ou outra acomodação oferece berço ou se você precisa levar um berço portátil. E se você consegue dar banho no chuveiro ou se é melhor levar uma banheira inflável.

#3 Lembre-se de levar aquele ursinho de pelúcia ou o cobertor favorito do seu filho. É tranquilizante para as crianças terem alguma coisa de casa em uma viagem.

#4 Não é necessário levar todos os brinquedos, eles vão apenas ocupar o espaço, afinal os pequenos se entretêm com qualquer coisa, como garrafas, chaveiros, e etc.

#5 Leve em uma bolsa térmica recheada com água, sucos e comidinhas de casa. Dê preferência às frutas com casca, pois são nutritivas e mais resistentes.

#6 Faça uma malinha de primeiros socorros, com analgésicos, curativos, antissépticos, algodão, termômetro e etc. Mas tenha consigo sempre o telefone do médico. E a recomendação é que não viaje se o seu bebê estiver doente.

#7 Não se esqueça: Repelente e Protetor Solar.

#8 Se o destino for outro país, você provavelmente precisará de passaportes. Mas mesmo se for passar o feriado por aqui é importante sempre ter os documentos de identidade e as certidões de nascimento.

#9 Programe a hora da viagem. Tanto de carro quanto de avião, tente sair dos horários que os pequenos estejam mais quietinhos, e não super dispostos e agitados.
E lembre-se faça paradas para descanso com frequência.

#10 Ao viajar de carro, ou mesmo de avião, a diferença da pressão pode causar náusea e vômito tanto nos adultos quanto nas crianças. Para prevenir, é bom fazer refeições frias e em pequenas quantidades. Não se esqueça: ficar de estômago vazio é tão ruim quanto comer demais.

Agora só o que falta é aproveitar bastante, curtir a família e tirar boas fotos.
Vale lembrar que a Biografia irá funcionar todos os dias do feriado, inclusive na quinta e na terça-feira em horário normal!

Bom feriado a todos!!!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Filmes para inspirar


Não há quem não goste de assistir um bom filme. Eles nos preenchem com sua grandiosidade e nos transportam para inúmeros lugares, nos fazendo mergulhar em histórias, e se tornando uma grande inspiração para muitas pessoas.

Separamos uma lista de filmes que chamaram a atenção pela estética, luz e sensibilidade que vai inspirar os fotógrafos e os amantes de fotografia.


O Poderoso Chefão (1972)


Apocalypse Now (1979)


Baraka (1992)


A Lista de Schindler (1993)


Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995)


Coração Valente (1995)


Beleza Americana (1999)


Titanic (1997)


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain  (2001)


Frida (2002)


Diários de motocicleta (2004)


O Labirinto do Fauno (2006)


A Origem (2010)


 A Invenção de Hugo Cabret (2011)






segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Televisão x O Sono das Crianças


Eletrônicos, como televisão, videogame e smartphones, estão, cada vez mais, fazendo parte da rotina das crianças. Mas, o uso em excesso desses eletrônicos, pode causar problemas de sono, aumentando muito a dificuldade que elas têm para dormir.

Em um estudo feito no Canadá, foi comprovado que as crianças que têm aparelhos, como tv, computador e até celular no quarto têm mais chances de serem obesas e sedentárias. E aquelas com quartos sem nenhum desses aparelhos dormem melhor e têm mais disposição.

Outro estudo feito nos Estados Unidos mostrou que quando os pequenos assistem televisão após as 19h, demoram mais para adormecer, acordam diversas vezes durante a noite, têm pesadelos, e passam o dia sonolentos.


É errado pensar que a televisão pode ajudar os filhos a pegar no sono, na verdade é o contrário. Ela gera uma dose extra de adrenalina, impedindo que eles descansem como eles precisam.

O recomendado é assistir apenas 2 horas por dia. Então tire a TV do quarto do seu filho e comece reduzindo o tempo até chegar ao ideal.  Pode ser um pouco difícil, então dê outras opções, e ele vai acabar se acostumando! Ler um livro antes de dormir é uma boa saída.

Lembre-se, diminua o ritmo da casa a partir das 18h, dê um banho nas crianças para relaxar, e depois, o jantar. E nada de eletrônicos, pelo menos, até uma hora antes de ir para a cama.