O Natal está quase chegando e até ele chegar, em comemoração, vamos fazer uma série de posts natalinos para terminar este ano de 2012 em clima de festa! E nada melhor do que começar falando da, esperada o ano inteiro, Ceia de Natal!
De acordo com a literatura, a Ceia de Natal originou-se de um antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e que comemoravam juntos, com um delicioso banquete, aquela data tão significativa para os cristãos, o nascimento de Jesus.
A partir daí essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região foi acrescentando uma particularidade local. Os alimentos que hoje fazem parte da ceia brasileira, por exemplo, têm diversas origens. Saiba um pouco mais de onde vieram as delícias que fazem parte das ceias de Natal de muita gente.
- Peru Assado;
O peru é um dos pratos mais tradicionais. É natural das florestas da América do norte e era criado pelos índios americanos, antes do “descobrimento” pelos europeus.
Pelo seu gosto e preço, logo substituiu o cisne, o ganso e o pavão como a ave oficial da ceia natalina.
- Panetone;
Um bolo de frutas cristalizadas que veio da Itália, não falta em nenhuma mesa.
Uma lenda diz que um jovem padeiro chamado Toni, era apaixonado pela filha do seu patrão, e criou uma receita para impressioná-la, e foi um sucesso entre os clientes que sempre pediam pelo “Pani de Toni”. O nome foi evoluindo com o tempo até ser chamado de Panetone.
- Nozes e Castanhas;
As nozes são relacionadas ao Natal, pois na Europa e na Ásia, as nogueiras começavam a soltar os seus frutos nesta época do ano.
O conto de Natal “O quebra-nozes”, ajudou a popularizar a fruta seca pelo mundo.
Aqui no Brasil, além das nozes, foram incluídas nas receitas as variantes nacionais, como a castanha-do-pará.
- Frutas;
Comer e usar frutas para decorar a mesa da ceia é um costume da Roma antiga para homenagear o “solstício de inverno”, a noite mais longa do ano, que no hemisfério norte acontece por volta do dia 25 de dezembro.
- Rabanada;
Essa receita deliciosa feita com pães, leite e ovos, foi criada para as mulheres se recuperarem dos partos, e aos poucos foi se tornando mais conhecida.
A rabanada também é muito associada a períodos religiosos, com a quaresma, época que não se consumia carne.
Os primeiros registros históricos são do século 14, em Portugal.
Algumas famílias têm suas próprias receitas para a ceia de natal, outras comem apenas os pratos natalícios tradicionais. Não há regras, vale inovar e criar novas tradições com os seus familiares, e aproveitar ao máximo essa época com as pessoas que você ama!