terça-feira, 17 de abril de 2012

Dicas para fotografar uma criança

Não é nada fácil fotografar uma criança. Muitas delas não gostam de tirar fotos, e ficam inquietas e sem muita paciência para posar para a câmera. O pior de tudo é que nós amamos tirar fotos dos nossos pequenos; o mais legal é poder guardar lindos momentos, ainda mais quando conseguimos a foto perfeita. Foto perfeita?! Mas, afinal como consegui-la? Como fazer com que a criança não seja um empecilho, e sim uma linda solução? Veja duas dicas simples, mas muito valiosas abaixo:

1 - Fotografe na mesma altura da criança

Quando você fotografa a criança de cima para baixo, ou seja, sem se abaixar, ela fica miúda, distorcida, em um ângulo estranho, que faz a criança ficar “cabeçuda”! Você pode, sim, brincar com essas distorções e fazer algumas fotos assim, mas deve saber o que está fazendo. No geral, se a criança estiver em pé – parada ou correndo – ajoelhe-se para fotografar, para colocar a câmera no mesmo nível da criança, garantindo uma foto mais natural. Quando o pequeno estiver sentado, ou ajoelhado, sente-se no chão, ou mesmo deite – dependendo do espaço disponível.





2- Acerte no foco

Para garantir que a criança esteja bem nítida e visível na foto, você precisa acertar corretamente o foco de sua câmera. Você deve pressionar o botão de disparo somente um pouco (meio-toque) e a câmera irá fazer o foco automaticamente. Ela te mostrará através de “quadradinhos” no visor quais os planos que estarão perfeitamente nítidos em sua foto, preste atenção se a criança é um deles. Caso a câmera não mostre nenhum “quadradinho” sobre a criança, é porque ela não está em foco, então você deve soltar o botão de disparo e fazer um novo enquadramento para que a câmera faça foco na criança. Depois de conseguir focar a criança, você pode, segurando o botão de disparo pressionado a meio-toque, recompor o enquadramento como preferir, e aí então aperte o botão até o final para fotografar.

Atenção! Todas as lentes fotográficas possuem uma distância mínima de focagem. Ou seja, se o que você quer fotografar, no caso a criança, estiver muito perto, a câmera não conseguirá fazer foco. A distância mínima de focagem varia de uma lente e de uma câmera para outra, você pode descobrir essa informação nas especificações do manual de sua câmera ou lente. Mas na hora do click o importante mesmo é prestar atenção ao sinal sonoro que a câmera emite ao fazer foco. Se ela não emitir o sinal quando você pressionar o botão de disparo em meio-toque é porque não conseguiu fazer foco. Nesse caso se afaste um pouco da criança e tente novamente. Você pode usar o zoom para manter o enquadramento mesmo afastando-se.

#FicaADica - prefira sempre usar o zoom da câmera em lugar de chegar muito perto da criança, pois as fotos tiradas com a câmera muito próxima distorcem as formas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário