quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reacendendo a paixão pela fotografia


Todo fotógrafo sabe que para exercer essa profissão é preciso estar apaixonado pela fotografia, porque a falta de paixão pode tornar o trabalho sem vida. Mas muitas situações como, preocupações financeiras e até uma carga pesada de trabalho, podem levar o fotógrafo a uma crise, e seja qual for ela pode influenciar negativamente no seu trabalho.


Então, para que crises não aconteçam e para continuarmos sempre apaixonados pela fotografia, vale seguir essas dicas para reciclar o olhar e sair da rotina.

- Observe! Preste atenção nos pequenos detalhes que estão ao seu redor. Largue a sua câmera e use a imaginação para fotografar!

- É quase impossível não relacionar cinema com a fotografia. Uma boa dica para refrescar o olhar e a imaginação é assistir bons filmes.

- Entre em contato com outros tipos de arte. Visite alguma exposição, abra a sua mente e inspire-se com novas ideias e conceitos.

- Relembre porque começou a gostar de fotografia. Reveja álbuns de fotos antigos, isso pode estimular elementos importantes como a emoção e a memória.

- Conheça novos lugares. E isso não significa que você precisa ir para muito longe, você conhece todos os cantos da sua cidade? Explore e encontre lugares novos e diferentes.

- Faça projetos para você e por você. É nos projetos pessoais que você dá o seu melhor e reencontrará a paixão.

- Aumente o seu conhecimento! Não estude apenas fotografia, estude história da arte, a vida dos seus pintores preferidos, busque inspiração em outros lugares. E para um profissional vale muito saber um pouco de tudo.

E não deixe de lembrar-se do tempo em que você estava começando e tudo era mágico e maravilhoso. E assim você não deixará a sua paixão pela fotografia morrer.


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dicas para montar a mala da maternidade


Já na reta final da gravidez a ansiedade é bem grande, e os preparativos para a chegada do bebê estão com tudo. Mas na hora de arrumar a mala para levar para a maternidade aparecem as dúvidas. Afinal, o que precisa levar mesmo? Como devo separar as roupinhas? Tem que levar fralda? E a minha mala?

Separamos algumas dicas para acabar com as dúvidas e não faltar nada.

  • Arrume tudo com antecedência, deixe tudo pronto desde o sétimo mês. Se o bebê chegar um pouquinho antes do esperado, você não terá que se preocupar com isso.
  • Lave todas as roupinhas com sabão neutro e tire as etiquetas. E não use amaciante, pois pode provocar alergia no bebê. 
  • Em geral a mãe e o filho costumam passar três dias na maternidade, e provavelmente irá trocar de roupa, pelo menos duas vezes ao dia. Então leve seis macacões, seis bodies e seis calças com pé.
  • No verão, escolha roupas de malhas mais frescas, como o algodão. Nas estações mais frias do ano, o bebê precisa de roupas quentinhas. Opte pelos tecidos mais pesados como a lã e o plush, e inclua também dois casaquinhos.
  • Para ajudar deixe os conjuntos separados por troca. Assim, fica mais fácil para as enfermeiras na hora de trocar o bebê.
  • Além das roupas, coloque fraldas de boca para limpar a boquinha do bebê que vai se lambuzar ao mamar, e de ombro para colocar nos seus braços para proteger a cabecinha dele das suas roupas.
  • Leve uma manta para enrolar o bebê, não só pelo frio, mas também porque todos vão querer pegá-lo no colo! E serve também para forrar o bercinho do hospital.
  • Se for menina, não podem faltar acessórios para o cabelo: lacinhos, faixas, e etc...
  • Para as mamães, coloque na mala camisolas e pijamas com abertura fácil para a amamentação.
  • Não esqueça também da roupa para a sua saída do hospital, mas nada que aperte ou que seja desconfortável.
  • Se você é vaidosa, leve também maquiagem, afinal as fotos serão inevitáveis.

  
Também não esqueça:

  • Uma lista com os nomes e contatos das pessoas a serem avisadas do nascimento pode facilitar bastante na hora de passar a notícia.
  •  Enfeite para a porta do quarto.
  • Máquina fotográfica.
  • Lembrancinhas para as visitas. 

E depois de tudo pronto, é só esperar o dia chegar!!!


Para ajudar na organização, imprima essa listinha para não esquecer de nada.

Para o bebê 

6 macacões para recém-nascidos
6 calças
6 bodies
2 casaquinho
várias meias
1 manta
fraldas de ombro e boca


Para a mãe

3 pijamas ou camisolas
1 chinelo de borracha
5 calcinhas
3 sutiãs com abertura
1 roupa para deixar a maternidade
escova e pasta de dentes
escova de cabelo
desodorante
xampu e condicionador
sabonete
elásticos de cabelo
maquiagem




terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como conseguir belas imagens do céu à noite


Fotografia significa desenhar com a luz, mas você já percebeu que podemos conseguir fotos bem bonitas quando temos pouca luz? Justamente quando a luz está menos presente é que algumas das mais belas imagens surgem, como por exemplo, imagem de noite com o céu estrelado.

Fotografar as estrelas não é fácil, mas é possível, até mesmo sem câmeras profissionais. Veja algumas dicas que nós separamos.


O que você vai precisar:

- Para fotografar a noite você vai precisar do equipamento usado sem qualquer outra situação. Câmera, lentes, flash, cartão de memória e baterias extras.

- O ideal e indicado é ter uma câmera que permita os ajustes manuais de ISO, exposição, abertura e foco. Muitas das câmeras compactas já permitem o ajuste do ISO. Mas se sua máquina não oferece esse controle, coloque-a no modo noturno, sem flash.

- Tripé! É o acessório principal para quem pretende fotografar à noite.

- Se distancie das luzes fortes da cidade, pois elas nos impedem de enxergar as estrelas. E escolha um lugar que tenha uma vista bem ampla.

- As condições meteorológicas são muito importantes. Confira a previsão do tempo antes de sair de casa, se o dia estiver nublado, desista. Fotografe com o céu limpo para conseguir os melhores resultados.

- A fase da lua também deve ser levada em consideração. O brilho da lua cheia pode atrapalhar na hora de captar as estrelas, por isso, priorize as noites de lua nova, crescente ou minguante.

Ajustando a câmera:

- Teste a luz, coloque o ISO no máximo, abra o diafragma quanto puder e escolha a maior exposição. A partir daí, veja qual é o melhor ajuste para a sua máquina, para chegar ao resultado desejado.

- Caso a sua câmera não funcione bem com o ISO alto, ou seja, com a sensibilidade da luz maior, tornando possível conseguir o resultado desejado quando há pouca luz, diminua o valor. Escolha entre 2000 e 4000, ou procure um valor menor que seja acima de 800.

- Como a luz é precária nessas situações, o tripé vai ajuda-lo, pois qualquer tremida com a câmera, devido à exposição alta, pode atrapalhar a foto. Se for possível, use um controle de disparo remoto, ou use o temporizador.

- Ajuste o foco para o infinito.

- Escolha a melhor qualidade e número de megapixels disponíveis em sua câmera.

- Para calcular o tempo de exposição, quanto menor o valor da distância focal, mais tempo de exposição você terá e, poderá usar um ISO menor, aumentando a qualidade da fotografia. O ideal é que você faça testes até achar um balanço ideal.


Tente, inove, erre!

- Até você descobrir como sua câmera se comporta para fazer esse tipo de fotografia, pode demorar. Treine bastante, não tenha medo de errar.

- Você pode seguir todas essas dicas, mas não há nada de errado em testar as configurações e descobrir uma nova maneira de tirar também fotos ótimas.

- Improvise! Às vezes são nesses improvisos que conseguimos as imagens mais criativas e surpreendentes.



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como cuidar sem exagerar


Todos sabem que os bebês necessitam de um cuidado especial, mas não há necessidade de exageros. Normalmente as mães têm a impressão de que quando os bebês estão dentro da barriga estavam protegidos de tudo, e depois que nascem qualquer coisa pode quebra-los, mas eles não são tão frágeis quanto parecem.


Saiba o que é exagero e com o que você deve se preocupar no início da vida da criança:

Recebendo visitas:

Quando o bebê chega é uma alegria e a família toda quer conhecê-lo. E você pode receber visitas, mas é recomendado que elas não demorem mais do que 45 minutos, para não atrapalhar o descanso da mãe e nem a hora das mamadas do bebê.
Evite também que todos fiquem pegando o bebê no colo, mas se for impossível certifique-se que os visitantes lavem bem as mãos com água e sabão. Mas se estiverem com qualquer doença infecciosa, nem que seja um simples resfriado, nem pensar.

Saindo para passear:

Sair é permitido. Só não deve frequentar lugares muito aglomerados, como festas infantis, supermercados e shoppings. O sistema imunológico dos bebês é muito frágil, por isso é melhor evitar expô-la a vírus e bactérias.
Aproveite um dia bonito para passear ao ar livre.

Indo ao pediatra:

A primeira consulta do bebê deve ser feita ainda na primeira semana de vida. A partir daí retornar no final do primeiro mês. E pelo menos até os 6 meses, uma visita por mês, para que desde cedo o crescimento e o desenvolvimento sejam acompanhados de forma bem orientada.

Silêncio:

Não é necessário acabar totalmente com o barulho da sua casa. Você deve manter a rotina normal, assim o bebê vai aprender a diferenciar o dia da noite. Mas é claro que muito barulho pode assustar a criança.

Animais de estimação:

Se você tem um animal de estimação não é necessário tira-lo de casa nesta fase. Apenas não deixe que ele tenha acesso ao quarto do bebê, evite o contato direto com a criança, pelo menos nos primeiros 6 meses.
Se observarem algum sintoma de alergia, é bom que os pais se orientem com o pediatra.

Contato com outras crianças:

Os pediatras costumam sugerir que espere até a criança ter dois anos para que comece a frequentar a escola, já que com essa idade seu sistema imunológico estará fortalecido.
Mas se não é possível, não há necessidade para se sentir culpado. Neste caso, converse com o pediatra do seu filho, ele poderá informar quais são as doenças mais comuns em crianças que frequentam berçários, ou creches ou escolas e como preveni-las.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Importância da fotografia


Nunca se fotografou tanto quanto nos dias de hoje. Com a facilidade que temos em equipamentos mais baratos e até com os Smartphones, o que não falta é foto. Mas, se por um lado todos agora têm esse acesso, por outro lado, não dão o devido valor a essas imagens. 

Sempre que encontramos uma foto antiga paramos tudo que estamos fazendo e dedicamos uns bons minutos para admirar aquelas imagens únicas, imagens que foram congeladas no tempo, que podem ser de um almoço de domingo, ou a foto no nosso primeiro banho, ganhando um presente num aniversário, ou uma com um corte de cabelo diferente, enfim, momentos da sua vida que foram guardados. Mas, e se não tivéssemos essas fotografias?

Você consegue perceber como as fotografias são importantes? Por mais simples que seja a fotografia, ela é indispensável, nela estão todas as histórias e as lembranças de muitos momentos que passaram e marcaram vidas, em fotos fantásticas ou até mesmo naquelas que não ficaram muito boas, todas fazem parte de uma história, para mais adiante serem lembradas e dar saudades.

Muitos não dão a devida importância e o valor deste tipo de registro histórico, para a família hoje e para a geração futura. Dê valor, fotografe os momentos importantes, mas principalmente cuide desses registros, porque se não cuidarem ficarão sem memórias. Por isso não deixe que suas fotos se percam no tempo ou no espaço virtual.

Cada um de nós está construindo uma história, e daqui a 100 anos, quando muitos de nós já não estivermos mais aqui, ela poderá ser contada pelos nossos filhos, netos, bisnetos. Valorize as fotografias, seja na parede, no porta-retrato, num álbum ou até na sua carteira.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Lendo desde cedo...


Todos nós sabemos o quanto é importante incentivar as crianças a ler desde cedo.  Mas você faz alguma coisa a respeito disso? De acordo com uma pesquisa apenas 37% dos pais costumam ler livros para seus filhos.

E quem pensa que ler e contar histórias são importante só para crianças maiores, está enganado. É recomendado, por especialistas, que a leitura diária comece desde os seis meses de idade. Ler para os bebês faz com que fiquem mais receptivos às palavras e sentenças mais complexas, além de ajudar a formar melhor vocabulário e facilitando a alfabetização mais tarde.


Os bebês que crescem “lendo” com os pais entendem que livros são grandes fontes de informação e prazer, porque estão associando a leitura com um momento de cumplicidade, afeto e carinho, seja nos seus braços, no colo, ou apenas escutando uma das vozes que eles mais gostam.
Além disso, contribui diretamente com o desenvolvimento intelectual e cultural da criança, ajuda na familiarização com as letras, características da escrita, sons, segmentação das palavras em sílabas e a ensina a ter foco e concentração.

É comprovado que as crianças que já possuem o hábito da leitura, ao entrar na escola, aos 3 anos, possuem um vocabulário 300% maior do que aquelas que não foram incentivadas. E, é claro que, elas serão as primeiras a querer aprender a ler. E no futuro, elas associarão os livros a uma imagem positiva, e estudar não vai ser uma obrigação.


Dicas para ler para os bebês:


A escolha do livro...


É muito importante, escolha livros indicados para cada faixa etária. Priorize os mais simples, com poucas palavras, com muitas figuras.
Lembrem-se bebês amam coisas coloridas, rimas, ritmo e repetição.

Interprete!!!


Use vozes diferentes, e se divirta! Não há regras, o importante é cativar a atenção do pequeno.

Deixe-o fazer parte...

Inclua o seu filho no processo, na escolha do livro, na leitura, em tudo. Converse com ele sobre a história, isso também o ajudará a desenvolver uma boa interpretação.



Insira o hábito. 

É importante fazer da leitura parte da rotina do bebê. Dez a quinze minutos por dia é o ideal.


Não deixe que vire uma obrigação...

Se ele não estiver com vontade de “ler”, não insista, você vai tirar o prazer da leitura. Se seu filho perder interesse, faça algo diferente.




quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Os melhores aplicativos de fotografia


Hoje em dia imagem é tudo. Ainda mais na era das redes sociais, quando suas fotos se transformaram em uma espécie de cartão de visitas. A proliferação de câmeras digitais e de celulares transformou todo mundo em fotógrafo, e todos já perceberam que os smartphones estão de fato dominando o mercado de celulares.

E quem domina os smartphones são os viciantes aplicativos de fotografia, não é verdade? Todos conhecem o Instagram, o mais famoso de todos, que nos dá inúmeras opções de filtros e bordas para deixar nossas fotos ainda mais bonitas. Mas ele não é o único aplicativo de foto que vale a pena ter em seu celular.

Veja esta lista com os melhores aplicativos que podemos encontrar por ai:

HIPSTAMATIC: É um app que funciona como uma câmera analógica. Você escolhe qual câmera usar, qual filme usar, qual lente usar, qual flash usar. O mais legal dele é a variedade de opções e o fato de ter que escolher tudo primeiro e só ver o resultado depois do clique. O aplicativo tem até grupo no Flickr pra receber as fotos mais bonitas e que chamaram mais atenção dos usuários!


LEMECAM: Outro aplicativo, igual ao Hipstamatic, que permite que você escolha a câmera, o filme, a lente e etc... Tem olho de peixe, 4 lentes e etc.


KING CAMERA: Pra quem já está um pouco cansado de usar os mesmo filtros do instagram, o King Camera pode ajudar trazendo novas opções de filtros.


HALFTONE: Transforma suas fotos em histórias em quadrinhos, com ilustrações e fotografias no estilo pop art e balões com falas pra todos os lados! Você pode brincar bastante com esse aplicativo nas horas vagas.


LABELBOX: Uma "máquina de etiquetas" para as suas fotos em seu celular, bem no estilo scrapbook.


CAMERA360: Este com certeza é o aplicativo mais parecido com o instagram.  Os efeitos são ótimos. Experimentem em fotos com flash, muitas ficam bem melhores com os efeitos.


ADOBE PHOTOSHOP EXPRESS: Quem não gosta do Photoshop? Em uma versão para os smartphones é possível fazer uma edição rápida, como alterar brilho, contraste, níveis, cores e também cortar, alterar o tamanho da imagem, entre outros.


LIGTHBOX: Reúne todas as fotos que seus amigos e conhecidos postam nas redes sociais, incluindo Twitter, Facebook, Tumblr e Foursquare, em um só aplicativo.


SWANKOLAB: Esse é o aplicativo perfeito pra quem realmente ama fotografia! Você fotografa e depois escolhe quais químicos usar, “dentro de um quarto escuro”, para “revelar” as suas fotos.


Tanto os amantes do iPhone e os que preferem a alternativa que o Android dá podem aproveitar bastante esses aplicativos que, com certeza, dão um toque especial para todas as nossas fotos.