Resumidamente, a imunidade significa proteção contra doenças infecciosas. Os pais têm função importantíssima na função de proteger o organismo contra qualquer doença. Sendo assim, existem escolhas e medidas que podem ajudar no aumento da imunidade dos pequenos e livrá-los de momentos desgastantes.
Vamos começar pela vacinação. Quem gosta de ver o filhote com um resfriado, gripe ou uma febre?! As crianças a partir de 6 meses já podem receber a vacina contra o vírus influenza. A cada ano a vacina deve ser renovada já que o vírus sofre mutações e pode se tornar cada vez mais resistente. Como a temperatura começa a esfriar nos meses de abril e maio, este se torna o período ideal para tomar a vacina.
Organismo saudável e boa alimentação andam juntos! Proteína sempre é importante, por isso é imprescindível oferecer carnes, ovos e queijos. As vitaminas encontradas nas frutas, verduras e legumes também são alimentos-chave para um fortalecimento do organismo. É preciso evitar ao máximo os produtos industrializados, já que além de serem pouco nutritivos, são bastante calóricos. Lembre-se que a hidratação também é importantíssima!
Todos nós precisamos de boas horas de sono diárias, e com as crianças não é diferente. Quanto menos sono, mais stress, e quanto mais stress, menor o desempenho das células de defesa do organismo. Os banhos de sol diários de 5 a 10 minutos são importantes para a ativação da vitamina D, ou seja, o cálcio é melhor absorvido e é mais atuante no sistema imune do coração, cérebro e pâncreas.
Nossos pequenos merecem crescer fortes! Com hábitos saudáveis praticados desde a infância o futuro será altamente aproveitado e a saúde muito mais preparada para a vida adulta.